Ações de capacitação ajudam empresas algarvias de turismo de natureza e cultural

O tiro de partida foi dado no início de Novembro

A Região de Turismo do Algarve (RTA) tem em curso, até ao final do ano, um programa de ações de sensibilização e de capacitação. O objetivo passa por promover a sustentabilidade do património natural e cultural da região, envolvendo mais de 230 empresas e profissionais do setor turístico regional e sem encargos para os participantes.

O tiro de partida foi dado no início de Novembro com a organização de uma ação de capacitação para qualificar as unidades de alojamento algarvias que operam no segmento de caminhada e/ou bicicleta.

«A ação consiste em consultorias personalizadas, realizadas em cada alojamento por uma equipa independente e especializada na implementação e adaptação de projetos bike & walk friendly», explica a RTA.

A elevada procura por esta primeira ação de capacitação, motivada pelo setor do alojamento turístico – da hotelaria ao alojamento local e turismo no espaço rural –, «esgotou as inscrições previstas e originou uma lista de espera, revelando o crescente interesse das unidades de alojamento no turismo de natureza».

A ação de capacitação «Bike & Walk Friendly» para unidades de alojamento realiza-se no âmbito da candidatura «SustenTUR Algarve – preservação do património natural e cultural da região do Algarve» ao «Programa VALORIZAR – Linha de Apoio à Sustentabilidade», do Turismo de Portugal.

No âmbito da mesma candidatura «SustenTUR Algarve», a RTA convidou os profissionais de empresas de animação turística a participar na ação de sensibilização e capacitação «O nosso Património Cultural», que conta com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos municípios de Faro, Tavira e Silves.

«A iniciativa promove a sustentabilidade do turismo através da valorização e preservação dos bens culturais da região, incentiva a uma correta comunicação e a uma melhor experiência turística e cultural do património edificado e estimula a adoção de boas práticas de visitação através da realização de visitas orientadas nos municípios que integram o programa», explica a RTA.

Por sua vez, as ações de capacitação “O nosso Património Natural”, dirigidas aos operadores marítimo-turísticos da área do Parque Natural da Ria Formosa e do Barlavento algarvio, cuidam de promover a proteção do ambiente e a conservação e valorização do património natural da região e também resultam da candidatura «SustenTUR Algarve».

Estas ações são realizadas pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, um dos principais centros de investigação em ciências marinhas em Portugal, que conta com uma equipa especializada na área da conservação da natureza.

Além dos conteúdos teóricos, estão programadas saídas de campo para aplicação prática das regras e padrões de conduta responsável, visando compatibilizar os interesses da conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das atividades marítimo-turísticas.

Finalmente, ainda vai realizar-se um ciclo de ações de capacitação «Rota Eurovelo 1 e Percursos Cicláveis no Algarve» destinadas aos profissionais de informação turística da Região de Turismo e dos municípios do Algarve, fruto de uma dupla candidatura «Atlantic On Bike», projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG Espaço Atlântico, e «SustenTUR Algarve», respetivamente.

A rota ciclável transnacional «EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica» combina, ao longo de mais de 9100 quilómetros, os fiordes da Noruega, a costa selvagem da Irlanda e as praias banhadas pelo sol de Portugal, cruzando o Algarve de Vila Real de Santo António a Odeceixe, num percurso com perto de 300 quilómetros de extensão.

Tavira, Faro, Albufeira e Lagos recebem sessões de capacitação sobre a rota EuroVelo 1, enquanto São Brás de Alportel, Silves e Monchique acolhem sessões dedicadas aos percursos cicláveis no Algarve. As sessões são conduzidas por técnicos especializados em cycling e além de formação em sala incluem uma saída de campo para a realização de um troço ciclável com cerca de cinco quilómetros.

 



Comentários

pub