“A Terra Treme” em Albufeira, Vila do Bispo, Silves, Moura, Grândola e Montemor-o-Novo

Esta iniciativa “A Terra Treme” vai acontecer em vários pontos do país e todos podemos participar

A iniciativa “A Terra Treme”, de sensibilização para o risco sísmico, realiza-se esta quinta-feira, 5 de Novembro, às 11h05. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e as Câmaras de Albufeira, Vila do Bispo, Silves, Moura, Grândola e Montemor-o-Novo já se associaram e vão participar

A data apontada para a sua realização coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

Como explica a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, «esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes».

O exercício compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente são convidados a executar os três gestos de autoproteção: baixar – proteger – aguardar.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC quer «ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a outros setores da sociedade civil».

Em Albufeira, a Escola Básica nº1, na Avenida do Ténis, já se inscreveu para participar neste exercício.

O Município alerta para o facto de «Albufeira ser um território com zonas particularmente sensíveis ao risco sísmico, sendo fundamental estar preparado para saber enfrentar a situação e recuperar dela rapidamente».

Na próxima quinta-feira, dia 5 de Novembro, «conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo e organize-se, à sua casa e família, para enfrentar a situação com os comportamentos adequados», defende o Serviço Municipal de Proteção Civil, que devido ao atual estado de pandemia, sublinha que durante a realização do exercício é obrigatório o cumprimento de todas as recomendações da Direção- Geral de Saúde.

Em Vila do Bispo, as Escolas do 1º Ciclo e a Escola EB 2,3 de S. Vicente também se vão associar. A autarquia também desafia todos os munícipes a participarem.

Como realça a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, «os registos históricos demonstram que a região do Algarve é a que, ao longo dos tempos, tem registado maiores intensidades sísmicas em Portugal Continental, sendo esta uma região de características particulares, pois além da grande concentração urbana junto ao litoral, recebe sazonalmente um intenso fluxo populacional, nacional e internacional».

No Alentejo, as Câmaras de Moura, Grândola e Montemor-o-Novo também se associaram. Em Moura, a Escola Básica do 1º ciclo do Sete e Meio vai receber a iniciativa.

Esta iniciativa “A Terra Treme” vai acontecer em vários pontos do país e todos podemos participar.

 



Comentários

pub