Visitas guiadas ao centro antigo de Albufeira recomeçam em Outubro

Visitas são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia

O programa de visitas guiadas ao centro antigo da cidade de Albufeira vai ser retomado no dia 29 de Outubro, anunciou a Cãmara albufeirense.

«As visitas, que têm por objetivo divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade, realizam-se todas as quintas-feiras, em português e inglês, exceto aos feriados, até ao próximo dia 15 de Junho», revelou a autarquia.

Os passeios são gratuitos, mas sujeitos a inscrição prévia, que deve ser feita para o email [email protected] ou do telefone 289599502 «até dois dias antes da data pretendida».

«Venha à descoberta do centro antigo de Albufeira, por ruelas estreitas que fazem lembrar o passado mourisco da cidade. Conheça a história, cultura e tradições dos nossos antepassados e aproveite para encher os pulmões de cheiro a maresia e os olhos com uma das paisagens mais deslumbrantes sobre a baía da cidade”», convida José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

«Albufeira não pára, temos de continuar em frente, apoiar a nossa economia, os agentes económicos e a atividade turística e cultural do concelho. Tivemos um verão atípico e os tempos que se aproximam já sabemos que serão difíceis, por isso temos que saber dar a volta, valorizar o que temos de bom, na nossa história, cultura, tradições, riqueza paisagística e gastronómica», defendeu o edil albufeirense.

De caminho, há que «apostar na diversificação do turismo, em áreas complementares que ajudem a recuperar a economia e a combater a sazonalidade, entre as quais são, também, exemplo as visitas ao Castelo de Paderne, os percursos pedestres pelo interior do concelho e os diversos programas culturais».

O programa“À Descoberta do Centro Antigo de Albufeira”, que pretende dar a conhecer o património edificado de maior interesse turístico e histórico da localidade, é conduzido por técnicos da Divisão de Turismo do Município, em português e inglês, e tem uma duração aproximada de 2 horas. O ponto de encontroé às 10h00, no Beato Vicente, Largo Jacinto d’Ayet, junto à Igreja Santana (séc. XVIII).

«O grupo, constituído por um máximo de dez participantes, prossegue a visita em direção à Igreja Matriz (finais do séc. XVIII), passando pela Igreja de S. Sebastião (Museu de Arte Sacra, sem visita), Rua Pedro Samora, Rua Henrique Calado, visitando a Capela da Misericórdia (séc. XV), Largo da República (Museu de Arqueologia, sem visita) e, finalmente, Rua da Bateria. Se houver tempo extra, está previsto continuar a visita em direção ao Cais Herculano e Praia dos Pescadores, onde se dará por finalizada a visita guiada», descreveu a Câmara de Albufeira.

 

Fotos: Câmara de Albufeira

 



Comentários

pub