São Brás recebe selo “Comunidades Pró-Envelhecimento”

A Câmara de Faro também já recebeu este selo

O Município de São Brás de Alportel foi distinguido com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). 

Após a análise das candidaturas apresentadas a nível nacional, o júri justificou a atribuição do selo ao Município de São Brás de Alportel pelas «políticas, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida».

Projetos como o Grupo de Intervenção Sénior e o serviço SOS Sénior; a Rede de Projetos de Intervenção Comunitária “Envolve”, o Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso, a Universidade Sénior, o programa “Mais Viver Mais Aprender”, as sessões do Programa + Família Sénior, os programas de exercício físico “Seniores em Movimento” e “Coração Ativo” foram iniciativas consideradas.

Com a pandemia, algumas destas iniciativas ficaram condicionadas. «mas adaptaram-se fruto do empenho de uma rede de parceiros locais dedicados, tendo sido ao mesmo tempo criadas novas respostas como a Linha da Amizade, o serviço solidário “Vamos às compras por si” dinamizado pelos serviços sociais do Município e o Projeto Apoio Domiciliário COmVIDa, fruto de uma candidatura ao programa da Fundação Gulbenkian, vencedora pela Santa Casa da Misericórdia», diz a Câmara de São Brás.

Recordando que campanha foi lançada antes da situação pandémica, a Ordem dos Psicólogos Portugueses considera que a iniciativa é «premente, uma vez que reforça a necessidade de se perspetivar as comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objetivo último de construirmos uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida».

A Câmara de Faro também já recebeu este selo.

Comentários

pub