São Brás de Alportel reforça medidas de combate ao desemprego

Executivo aprovou novas medidas em reunião de Câmara

O município de São Brás de Alportel definiu uma Estratégia de Combate ao Desemprego e, no dia 13 de Outubro, em reunião de Câmara, o executivo aprovou, por unanimidade, a adoção de 10 novas medidas que pretendem fazer face ao aumento do número de desempregados no concelho.

A Câmara de São Brás de Alportel realça que estas medidas «vêm reforçar as políticas de incentivo ao empreendedorismo e de fomento da economia local que o município tem vindo a desenvolver.

A promoção do emprego, em colaboração com entidades locais com o recurso a programas de apoio à empregabilidade; a criação de um grupo nas redes sociais “Emprego + São Brás”; a criação de um serviço de apoio ao emprego e empreendedorismo jovem; o desenvolvimento de um plano de estágios com empresas e entidades, assim como o desenvolvimento de um plano de formação, destinado a empresas, instituições, desempregados e empregadores; a criação de incentivos municipais para empresas empregadoras, a integrar no orçamento de 2021; a criação de um Prémio Empreendedorismo, para valorização e apoio a empresas por boas práticas no fomento do emprego; a divulgação e apoio na implementação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional, no espaço europeu; o desenvolvimento de ações com o Projeto “Jovens Seguros <> Famílias Felizes” e a promoção da parceria com o Agrupamento de Escolas. em prol da empregabilidade dos jovens e da ampliação da oferta de formação profissional, são as dez medidas complementares aprovadas na terça-feira.

A Câmara de São Brás de Alportel realça que este pacote de medidas «reforça a Estratégia Municipal de Combate ao Desemprego integrada no apoio à economia local que constitui um dos eixos do plano de ação do Fundo Municipal de Emergência Covid São Brás de Alportel».

Segundo explica a autarquia, «a Estratégia Municipal de Combate ao Desemprego é constituída por três eixos principais: o Combate ao desemprego através do apoio à população desempregada, a prevenção do desemprego através de medidas de apoio às empresas e aos jovens e o planeamento com vista à dinamização de investimentos em obras públicas, na dinamização da Rede “São Brás ON”».

Esta rede, acrescenta a Câmara Municipal, «integra um conjunto de áreas empresariais, os projetos “Centro de Incubação de Empresas e Empreendedorismo” e “Oficina das Artes”, a dinamização do Plano de Pormenor do Parque Empresarial e a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) com forte aposta na promoção do emprego».

Para combater o desemprego, o Município está também «a reforçar a ação do Gabinete de Inserção Profissional, em parceria com Gabinete do Empreendedor, Serviços Sociais, Instituições e empresas do concelho» e está a procurar integrar o maior número de pessoas nas medidas de apoio disponíveis: a Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde Covid-19 (MAREESS), a Medida Incentivo Extraordinário Covid-19, a Medida Incentivo Ativar, os Estágios de Inserção e a Medida Estágio Ativar.

A autarquia realça que «o Balcão da Inclusão continua a apoiar a integração no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, enquanto o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes prossegue o seu trabalho de apoio à integração de migrantes na comunidade e no mercado de trabalho».

O Município diz estar ainda «empenhado na captação e divulgação de ofertas de trabalho tendo para o efeito previstas visitas e contactos com empresas e entidades do concelho e procurando uma maior articulação com os diversos serviços públicos e privados da comunidade».

Na prevenção do desemprego, o Município lembra que abriu recentemente o Espaço Coworking e está a preparar a abertura de um Ninho de Empreendedorismo assim como a implementação do programa “Emprego Jovem Ativo”.

A Câmara de São Brás está ainda a apoiar as empresas que podem beneficiar de apoio, através do Gabinete do Empreendedor e da “Via Verde para o Desenvolvimento”, e que «visa dar respostas mais céleres às empresas através de uma ponte entre os serviços municipais dedicados ao empreendedorismo e ao urbanismo».

O Município recorda ainda que, «tendo presente que o desemprego resulta das dificuldades que a pandemia está a colocar às empresas», criou o Plano de Recuperação Económica de São Brás de Alportel (PRESSA) que «tem medidas de apoio a empresas locais e encara o investimento em obras públicas como uma forma de continuar a melhorar a qualidade de vida dos munícipes e, em simultâneo, uma forma de apoiar as empresas locais».

O Município está ainda a reforçar o seu Plano de Apoios à divulgação das empresas do concelho através de meios digitais e físicos.
O plano inclui a divulgação através do Portal Comércio e Serviços, nos grupos de Facebook “Compre Cá Dentro” e “Vá para fora Cá Dentro mesmo” e a disponibilização de espaços de outdoor e na agenda mensal “São Brás Acontece”. Serão ainda feitas ações de divulgação no Mercado Municipal.

Os produtores locais também estão integrados nesta estratégia «com a realização de iniciativas de promoção no Mercado Municipal e em feiras tradicionais, com a sua presença na Casa do Artesão e outros espaços colaborativos», conclui a Câmara de São Brás.

 



Comentários

pub