Reta final do 365 Algarve tem música, dança, teatro e até uma Astroparty

Em Novembro, há ainda muitos espetáculos com o selo deste programa

Festival Out-(in)Verno – Foto Jorge Marques / 365Algarve

A 4ª edição do “365 Algarve” está a chegar ao fim, mas há ainda há muito para ver, em Novembro, entre teatro, dança, música e até uma Astroparty.

Nesta última chamada para eventos com o selo deste programa de animação cultural e turística do Algarve, há «o “resgate” de um solo de Vera Mantero nos Encontros do DeVIR, uma nova sessão de Jazz nas Adegas, o último concerto do 4º Festival Internacional de Piano do Algarve, uma sinfonia encomendada exclusivamente para o Festival de Artes Performativas do Barlavento e uma nova edição do Festival Out-(in)Verno».

De 6 a 8 de Novembro, em Aljezur, e a 14 e 15 de Novembro, em Monchique, há mais um espetáculo com assinatura Lavrar o Mar, o “5 Fábulas para não adormecer”, da Companhia Caótica.

Inspirado «em cinco dos sete pecados mortais», a peça «critica com humor a obsessão pelo poder, pelo dinheiro e pela competição e transforma em virtudes os pecados da gula e da preguiça. Através do teatro de objetos e marionetas, devolve-se aos pequenos um talento inerente à sua idade: a incompreensão saudável dos vícios mais comuns no mundo dos adultos», segundo o “365 Algarve”.

A 7 de Novembro, em Faro, o encerramento da 6.ª edição do Festival Encontros do DeVIR é feito com duas performances.

«”Talvez Ela Pudesse Dançar Primeiro e Pensar Depois” é um marco no percurso coreográfico de Vera Mantero e faz parte da história da dança contemporânea portuguesa. Foi com este solo que a autora encontrou parte da sua identidade relativamente ao movimento, à forma de estar em cena, aos instrumentos e elementos que utiliza para criar e atuar. Apesar de ter estreado em 1991 e ter sido apresentado pela DeVIR em 1994, continua vivo e a justificar este “resgate”», diz a organização do programa.

Já “Under the Flesh” «é um espetáculo atual, necessário e intenso, ancorado num contexto político muito específico. Tem como suporte um texto com um humor surpreendente, quase hilariante, que coloca o público no centro de uma situação de ameaça de morte. A música ao vivo, o contexto histórico e a dança tradicional libanesa acompanham um discurso coreográfico que narra as vivências de um povo em guerra desde 93 e levanta a questão do corpo em situações limite de guerras que alimentam movimentos migratórios políticos que têm como destino a Europa».

 

Chibanga Groove – Foto fornecida por 365Algarve

 

A última sessão do Jazz nas Adegas acontece a 13 e 14 de Novembro, em Silves. Os protagoniostas serão os Chibanga Groove, que vão proportcionar à assistência «ritmos fortes, muita improvisação e influências de vários estilos. Desta profusão, destaca-se uma base na tradição musical afro-americana, nos ritmos latinos e, predominantemente, na música africana, através da presença do guineense Ibrahim Galissa descendente de uma linhagem de mestres de Kora».

O Festival Internacional de Piano do Algarve também está na reta final e terá a apresnetação final desta 4ª edição no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a 15 de Novembro, com um concerto de Artur Pizarro, «um dos maiores pianistas portugueses da atualidade, com um curriculum invejável e um grande reportório para piano».

Em Lagoa, de 20 a 22 de Novembro, o Festival Out-(in)Verno parte da premissa “a Arte comunica a Ciência pensando no Património” e propõe um mergulho imersivo na história do Algarve e na história do País. O programa inclui concertos, caminhadas, astronomia encenada, uma Astro Party, exposições e oficinas.

Também em Lagoa, a 22 de Novembro, estreia-se a Sinfonia nº 7 de Jorge Salgueiro, “Ritual de Evocação dos Elementos”, numa coprodução com o município, o Ventania — Festival de Artes Performativas do Barlavento e a associação cultural O Corvo e a Raposa.

«Para esta estreia, foi formado um projeto único de cidadania e democracia, a Ventania Orquestra, uma orquestra de formação sinfónica, com cordas, sopros e percussão, e com músicos selecionados através de open call», segundo o “365 Algarve”.

Mais informações sobre a programação 365 Algarve pode ser obtida aqui.

 

 



Comentários

pub