Quedas de árvores e inundações rápidas são marcas da Bárbara no Algarve

Depressão Bárbara deu muito trabalho aos agentes de Proteção Civil algarvios

Avenida 5 de Outubro, em Faro – Foto: Luís Manhita

Quedas de árvores, inundações na via pública e em habitações são as marcas que a depressão Bárbara tem deixado no Algarve, num dia que se tem revelado de muito trabalho para os operacionais de Proteção Civil de vários concelhos.

Depois de uma madrugada em que o Sotavento Algarvio foi o mais fustigado pela chuva intensa e vento forte, com registo de 30 ocorrências relacionadas com a tempestade ao início da manhã, a depressão Bárbara não deu descanso aos operacionais e estendeu o seu raio de ação para Barlavento, onde inundou temporariamente ruas e praças em várias localidades, nomeadamente em Ferragudo e Portimão.

Entretanto, hoje à tarde, uma árvore de grande porte da Avenida 5 de Outubro, em Faro, caiu para a estrada, danificando, pelo menos, uma viatura.

 

Inundação em Ferragudo:

 

Segundo o site do Prociv, das ocorrências relacionadas com a chuva e o vento fortes, as quedas de árvores e de estruturas foram as mais comuns, com cerca de três dezenas das ocorrências registadas.

Estas quedas de árvore ocorreram um pouco por toda a região, desde Olhão a Monchique, no litoral e no interior, ao longo de todo o dia.

Já as ocorrências relacionadas com inundações contabilizadas no site do Prociv são 11. E se durante a manhã o Sotavento foi o mais afetado, à tarde houve pequenas cheias em Ferragudo e Portimão, mas também em Lagos, Alvor e na Mexilhoeira da Carregação.

Estas situações eram, de resto, esperadas, tendo em conta que o Algarve esteve toda a tarde sob Aviso Vermelho e continua sob Aviso Amarelo,  devido ao vento.

 

Fotos: Vários autores (ver identificação)

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



 

Comentários

pub