QRER leva workshop em cana a Alcoutim

Inscrições são limitadas

Alcoutim vai receber, entre 7 e 13 de Novembro, a iniciativa “Transmissão de Saberes Mestres – Aprendizes | Workshop em Cana”, que será dinamizada pela Cooperativa Voltes de Barcelona.

Esta ação, promovida pela Cooperativa QRER, integra-se no projecto Magallanes_ICC e «prevê a capacitação dos participantes para a utilização da cana como matéria-prima na construção sustentável».

O workshop «é dirigido a quem queira aprender a trabalhar esta planta e fazer dela um recurso profissional».

Durante a formação, os participantes vão construir uma estrutura que será exposta ao público no final. Todo o processo de preparação da cana, desde a colheita, tratamento e utilização na construção será feito pelos participantes selecionados para o workshop.

A Cooperativa QRER realça que «a Cooperativa Voltes tem longa experiência no uso de trabalho coletivo como ferramenta de capacitação e utilização de recursos endógenos na arquitetura, respeitando a relação entre o ambiente construído e a sociedade».

«A Cana (Arundo donax) é uma planta aquática, exótica e invasora, com elevado potencial de utilização na construção sustentável e com um longo histórico de utilização no Algarve. Nos dias atuais, contudo, é especialmente usada em cestaria. Surge agora a oportunidade de aprender outras formas de utilização desta planta, designadamente na modelagem e em projetos de arquitetura natural, área com potencial de crescimento dadas as suas virtudes ecológicas», enquadra a Qrer.

Esta ação «integra-se numa abordagem de valorização da Cana, em parceria com a Câmara Municipal de Alcoutim, estando prevista a criação de um espaço de valorização e inovação da Cana, a criar em Alcoutim no âmbito do Projeto Magallanes_ICC».

Este espaço «será um pólo dinamizador de aproveitamento de recursos endógenos locais, criação de valor, assim como de estímulo ao desenvolvimento de atividades empreendedoras e criação de emprego nas regiões de interior».

Após esta ação, adianta a QRER, vão realizar-se outras, em 2021, «para apoiar iniciativas que se pretendam fixar em Alcoutim, em torno da valorização da cana».

A Transmissão de Saberes Mestres – Aprendizes | Workshop em Cana é promovida pela Cooperativa QRER, que dinamiza a QRIAR – Incubadora Criativa do Algarv, no âmbito do projecto Magallanes_ICC, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do programa Interrreg V A España – Portugal ( POCTEP) 2014 – 2020.

Este projeto conta também com o apoio das Câmaras de Alcoutim e de Loulé, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e da Escola Profissional Cândido Guerreiro, de Alte.

Os interessados poderão obter mais informações em qriar.pt. As inscrições são limitadas, pelo que deverão realizar a sua inscrição o mais breve possível através deste formulário online.

A inscrição implica ainda o depósito de uma caução de 50 euros a devolver no final, após conclusão da formação.

Para mais informações e consulta das normas de segurança sanitária no âmbito da Covid-19, a QRER aconselha a leitura do regulamento de participação no website.

 



Comentários

pub