Presidente Marcelo visitou Ribat da Arrifana, tirou selfies e debateu com autarcas

Hoje e amanhã, o Presidente Marcelo termina o ciclo de visitas aos 16 municípios algarvios

 

O Presidente da República fez esta sexta-feira a 15ª e penúltima visita a um município algarvio, o de Aljezur, num périplo iniciado em Julho e que se destinou a «puxar pelo Algarve», como disse na sua primeira visita, ao concelho de Vila Real de Santo António.

É que, tendo em conta que o Algarve, por depender tanto do turismo, tem sido a região do país mais afetada pela crise criada pela pandemia de Covid-19, o chefe de Estado prometeu que visitaria todos os municípios algarvios, para levar o seu apoio aos autarcas e para que se falasse mais da região.

Depois de Aljezur, amanhã Marcelo Rebelo de Sousa estará em Vila do Bispo, para conhecer alguns dos problemas e projetos do concelho e para o seu último jantar com os presidentes de Câmara algarvios.

Esta sexta-feira, o Presidente até começou a sua visita à Costa Vicentina com algo que não estava na agenda, nem sequer na oficiosa: longe dos olhares dos jornalistas, e ainda antes de chegar a Aljezur, Marcelo Rebelo de Sousa parou na praia de Odeceixe, onde deu um mergulho. Só depois se dirigiu a Aljezur, para iniciar o programa que a Câmara local tinha organizado.

Sempre tendo o edil aljezurense José Gonçalves como anfitrião, o Presidente começou por reunir-se, no Espaço+, com pessoas ligadas a associações e IPSS do concelho, para depois subir a rua até à Igreja Nova, onde entrou e rezou. De seguida, porque já eram cerca de 5 da tarde, até lanchou na esplanada ao ar livre de uma pastelaria dessa zona da vila.

Depois, trocando as voltas a alguns dos jornalistas, o chefe de Estado rumou ao ribat da Arrifana, as ruínas de um antigo mosteiro-fortaleza islâmico com quase mil anos, que é monumento nacional, mas que custa a conseguir as necessárias atenções do Estado para que a sua conservação e valorização avance. Na visita ao monumento, Marcelo Rebelo de Sousa foi ainda acompanhado pelo presidente da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.

Pelo meio, o Presidente da República passou ainda pela urbanização de Vale da Telha, que, apesar de ter muitos dos seus problemas resolvidos, continua a ser uma dor de cabeça contínua para a Câmara Municipal.

De volta a Aljezur, e ainda antes de entrar no restaurante Pont’a’Pé, onde iria jantar e falar com os presidentes das Câmaras de todo o Algarve, Marcelo Rebelo de Sousa teve tempo para tirar selfies com um grupo de aljezurenses de várias idades que há mais de hora e meia o esperavam, sem arredar pé.

O chefe de Estado não chegou a ver, nem a cruzar-se, com um grupo de dezena e meia de pessoas, portuguesas e estrangeiras, com algumas crianças, que se manifestou, junto à ponte rodoviária sobre a ribeira, contra as medidas anti-Covid, nomeadamente o uso obrigatório de máscaras. Nenhum dos manifestantes usava máscara, embora tenham feito questão de tirar fotografias de grupo, todos muito juntinhos.

Este sábado, o Presidente da República termina o ciclo de visitas aos 16 municípios do Algarve com uma deslocação ao concelho de Vila do Bispo. A visita começa em Budens e termina, a partir das 20h00, com o habitual jantar com autarcas, desta vez no restaurante Ribeira do Poço, na vila.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (exceto quando indicado)

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub