Portimão assinala Dia Mundial da Alimentação com histórias contadas online e propostas de lanches saudáveis

Projetos para a promoção de comportamentos alimentares mais saudáveis

Portimão assinala o Dia Mundial da Alimentação convidando os mais jovens a ponderar as suas escolhas alimentares e a preparar uma lancheira repleta de opções saudáveis e saborosas.

Assim, será promovida entre as 10h00 e as 12h30 da próxima sexta-feira, 16 de Outubro, uma apresentação online, através da Plataforma Zoom, convidando jardins de infância, escolas do 1.º Ciclo e instituições do concelho com intervenção na área da infância, a assistir à leitura da história “A minha lancheira é melhor do que a tua”, do livro “Nutristórias”, da nutricionista Catarina Malheiro.

No final da leitura, serão dadas sugestões de atividades lúdico-pedagógicas, que visam aprofundar de forma divertida o tema da história e que podem ser desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino e instituições aderentes à iniciativa.

 

A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

No dia anterior, 15 de Outubro, decorrerá uma palestra sobre lanches saudáveis, a partir das 14h30, na EB 1 da Coca Maravilhas, integrada no Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, e destinada aos alunos do 4º ano de escolaridade.

Esta ação integra a estratégia do Município de Portimão para o estímulo da alimentação saudável e equilibrada junto da comunidade, através de dicas regulares por parte da nutricionista Patrícia Cabral, tendo em vista a saúde e a qualidade de vida de todos.

Ainda neste contexto, e porque alimentação e desporto andam de mãos dadas, o projeto municipal “Portimão Saudável” tem vindo a sensibilizar os portimonenses para a nutrição e para a atividade desportiva, havendo aconselhamento nutricional na Loja Ponto Já, espaço que alberga o Gabinete de Atendimento Juvenil, no qual funciona essa valência.

 

“PRATO CERTO SOBRE RODAS”

Também nesta vertente, foi apresentado no passado dia 6 de Março em Portimão o projeto “Prato Certo”, que pretende colocar a alimentação saudável, económica e apetitosa no centro da vida da comunidade, dotando-a de ideias e instrumentos que ajudem indivíduos, famílias, cuidadores e técnicos a optarem por escolhas certas à mesa.

Promovido pela Associação In Loco e cofinanciado pelo programa CRESC Algarve – Portugal Inovação Social, tem o Município de Portimão como um dos 16 municípios algarvios investidores sociais e visa levar até 2021 o “Prato Certo Sobre Rodas” junto das escolas, dos cuidadores, das pessoas em idade mais avançada e da sociedade em geral.

Devido à pandemia covid-19, o “Prato Certo” foi retomado a 29 de Julho, através de uma primeira atividade realizada na Casa Manuel Teixeira Gomes, que deu o mote para um novo formato de sessões, com recurso às novas tecnologias.

A adesão de Portimão a este projeto teve em atenção a importância da educação alimentar, pelo que o Município conta para a sua implementação com diversas parcerias, entre as quais as instituições de apoio social e escolas e alguns serviços municipais.

Em complemento, foi criada uma página específica no site do Município, na qual é possível consultar o programa das ações a decorrer no concelho de Portimão ao longo de 2020, para além de outras informações úteis relacionadas com esta matéria: https://www.cm-portimao.pt/menus/servicos/acao-social/o-prato-certo

Comentários

pub