Odiana lança novo folheto do percurso do Cerro do Bufo

Este Percurso do Cerro do Bufo pode ser percorrido a pé ou de bicicleta e tem uma distância de cerca de 10,5 quilómetros (ida e volta)

A Odiana lançou um novo folheto do percurso do Cerro do Bufo, numa «ferramenta de bolso com um layout atual e um caráter informativo».

Este folheto tem «um mapa detalhado e atualizado, os acessos e respetivas coordenadas, e as espécies de avifauna mais representativas por sazonalidade», diz a Odiana.

O folheto já se encontra disponível para download no website da Odiana. Pode ainda encontrar o folheto impresso nas instalações da Odiana ou no Centro Interpretativo da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA.

O trilho do Cerro do Bufo foi alvo de uma intervenção de requalificação e infraestruturação que a Odiana levou a cabo no último ano na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Esta intervenção contemplou a substituição de totens direcionais, a colocação de dois painéis, uma mesa interpretativa e, por último, a instalação de um observatório de avifauna.

Este Percurso do Cerro do Bufo pode ser percorrido a pé ou de bicicleta e tem uma distância de cerca de 10,5 quilómetros (ida e volta).

Segundo a Odiana, este é «um percurso de excelência para birdwatching, sendo que entre as aves mais assíduas encontramos o flamingo, garça-real, cegonha-branca, perna-longa, pato-real e alfaiate».

Esta ação é uma iniciativa da Associação Odiana, através do seu projeto Valagua, levada a cabo com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e com o apoio dos Municípios de Alcoutim e Castro Marim.

O projeto Valagua – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos habitats no Baixo Guadiana transfronteiriço – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER.

Comentários

pub