Obras em três igrejas de Albufeira decorrem a «bom ritmo»

«Albufeira tem pequenos tesouros culturais, como é o caso das suas igrejas e capelas», diz o autarca

A Igreja Matriz de Albufeira, a Igreja de Sant`Ana e a Igreja de São Sebastião estão a ser alvo de obras de conservação que decorrem «a bom ritmo», segundo José Carlos Rolo, presidente da Câmara.

«Trata-se de imóveis de grande interesse religioso, cultural e arquitetónico e contribuem para o desenvolvimento do turismo e cultural da região», segundo a autarquia.

Na passada semana o presidente da Câmara Municipal visitou as referidas obras – que são cofinanciadas pelo Município – em parceria com a Paróquia, no valor de 162.975 euros.

Recebido pelo padre Flávio Martins e pelo responsável pela empresa que está a levar a cabo as obras, José Carlos Rolo diz que «as obras estão a decorrer a bom ritmo e esperamos que estejam concluídas em breve».

«Albufeira tem pequenos tesouros culturais, como é o caso das suas igrejas e capelas que falam por si da evolução de um concelho e dos sonhos que guiaram o ser humano em busca de um mundo mais justo e mais belo», acrescentou.

Após a visita a estas obras, José Carlos Rolo, acompanhado pela vice-presidente e vereadora da Cultura Ana Pífaro visitaram as obras no antigo Tribunal de Albufeira que, no início do próximo ano, deverá abrir as portas como Centro de Artes e Ofícios, um investimento de cerca 557 mil euros com o apoio de fundos comunitários.

 

 

Em breve será assinado um novo protocolo de colaboração entre o Município de Albufeira e a Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira, visando a conservação, restauro e tratamento documental do espólio impresso.

Com a assinatura do novo protocolo, cabe à Fabrica da Igreja Paroquial de Albufeira, cabe a conservação, restauro, inventário, tratamento documental e proteção do património material móvel, imóvel e documental.

O Município, por seu turno, através do serviço de Conservação e Restauro, compromete-se a dar apoio na elaboração de cadernos de encargos, pareceres técnicos e acompanhamento de obras de intervenção de conservação e restauro no património móvel, imóvel, integrado e documental da Paróquia, colaborar no inventário dos bens móveis e integrados, proceder ao levantamento e inventário do estado de conservação dos bens culturais e instruir e habilitar a Paróquia para a adoção de medidas de conservação preventiva.

Através do serviço de Arquivo Histórico, o Município assegura também o tratamento do património documental (livros, maços,
documentos gráficos e documentos fotográficos), mediante o levantamento, higienização, inventariação, digitalização (cuja cópia será entregue à Paróquia), descrição e disponibilização em plataforma digital de todo o espólio documental com mais de cem anos.

Este serviço garante a devolução dos documentos originais em condições de conservação preventiva e a reserva dos dados, por mútuo acordo, independentemente da idade das fontes documentais.

 



Comentários

pub