Nova Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão vai dar «formação de excelência»

«A escola atual deixa muito a desejar porque não ajuda a materializar sonhos, pelo que estamos a dar um passo importante»

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

É «um passo importante para, muito em breve, termos todas as condições para assegurar uma formação de excelência». A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão vai ter novas instalações, na antiga prisão, perto do Estádio do Portimonense, num investimento de 2,4 milhões de euros. O contrato de construção foi assinado esta quarta-feira, 7 de Outubro. 

O momento juntou Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e Alexandre Santos, presidente da Estamo – Participações Imobiliárias, SA, empresa proprietária do antigo Estabelecimento Prisional de Portimão.

O objetivo, explicou Rita Marques, é que a obra «fique concluída no segundo trimestre de 2022». «Ou seja: o segundo semestre de aulas já poderá acontecer no novo edifício», acrescentou.

 

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

O investimento é público e haverá depois «uma renda associada que a Escola de Turismo ficará a pagar, no âmbito do contrato de arrendamento».

Atualmente, a Escola de Hotelaria e Turismo funciona num edifício na Pedra Mourinha «que já não tinha condições».

«A escola atual deixa muito a desejar porque não ajuda a materializar sonhos, pelo que estamos a dar um passo importante para dentro muito em breve termos todas as condições para assegurar formação de excelência», considerou a secretária de Estado do Turismo.

Pedro Moreira, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, garantiu que as futuras instalações vão ser «topo de gama». Atualmente, a escola tem 143 alunos na formação inicial, mas, na parte da formação contínua, acolheu 3264 alunos só nos últimos meses.

A construção de novas instalações era já um desejo antigo da Câmara de Portimão, o que levou a que Isilda Gomes se referisse à assinatura do contrato da obra como «um grande dia».

 

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

«Não foi um processo fácil: é algo que vimos a acompanhar há vários anos e que teve um desfecho feliz. Portimão merece porque uma cidade turística, como somos, também absorve muita mão de obra na área do turismo. É muito bom que sejamos capazes de formar ativos à altura das exigências e padrões elevados que todos nos pretendemos», disse.

A nova escola será construída numa zona «nobre da cidade», o que a autarca também vê com bons olhos.

«É um espaço central que esteve abandonado e que  tivemos de fechar porque servia de abrigo a pessoas que viviam na rua. Agora vai ser um espaço com muita vida, de animação e de formação. O centro de Portimão também precisa destes espaços: é fundamental trazer alunos para o centro da cidade e dar vida à zona mais antiga», considerou.

«Os alunos vão se sentir melhor, os alunos também e isso é um fator para melhorar o rendimento também», concluiu.

 

Fotos: Flávio Costa | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub