Morreu Cláudia Diogo, historiadora do concelho de Monchique

Presidente da Câmara de Monchique realça o contributo de Cláudia Diogo para a preservação do património cultural imaterial do concelho

A historiadora, académica e professora Cláudia Diogo, responsável por diversos por diversos trabalhos de investigação sobre o património do concelho de Monchique, morreu este sábado, 17 de Outubro, aos 53 anos.

Em nota publicada no Facebook, Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, lamenta a morte de Cláudia Diogo, «autora da importante obra historiográfica “Lendas e outras memórias de Monchique – História, tradição e oralidade no Algarve”, resultado do trabalho de investigação que Cláudia Diogo desenvolveu no âmbito da sua tese de mestrado em História no ano 2003, e publicado mais tarde pela Direção Regional da Cultural do Algarve com o apoio do Município de Monchique».

Rui André realça que «esta obra constitui hoje um importante legado sobre o património oral, as lendas e memórias de Monchique sendo um valioso contributo para o enriquecimento do mais vasto conhecimento do património cultural imaterial do nosso concelho e da própria região do Algarve».

Segundo o autarca, «além do registo sensível e com a paixão que tinha pela cultura local, garantiu com a sua obra, a transmissão oral guardada na memória de muitos monchiquenses que foi conhecendo na sua terra de adoção, que hoje lamenta de forma sentida a sua partida».

Cláudia Diogo foi também «formadora de muitos jovens e deixa-nos muitos momentos de partilha, que refletem os diversos interesses em que a sua investigação se centrou, com destaque para os trabalhos dedicados à História e Património do nosso concelho», acrescenta o edil.

A professora nasceu em Lisboa em 1967, tendo residido durante a sua infância em Almada e em Faro. Licenciou-se em Ciências da Comunicação e fez um mestrado em História, iniciando a sua atividade profissional como jornalista em Macau.

Residia em Monchique, era docente universitária e desenvolveu outros projetos nas áreas da formação, do marketing e das artes visuais.

Recentemente produziu um conjunto de textos para o Município de Monchique sobre os elementos da Cultura Popular local, trabalho em que, lembra Rui André, «como sempre, empregou a sua enorme dedicação ao registo inestimável do testemunho histórico e da valorização deste património, não só para o nosso concelho mas também para todo o património oral e imaterial do Algarve enquanto reflexo da identidade cultural da região».

Rui André diz que este «é um dia triste para Monchique, para o Algarve, para a Cultura e para todos quantos reconheciam a Cláudia pela sua obra que fica como prova do seu talento e dedicação, mas sobretudo para todos quantos viam na sua amizade e no seu sorriso contagiante uma mulher amiga, de cultura e uma professora que marcou e influenciou aqueles que com ela aprenderam».

 



Comentários

pub