Monchique e Silves recebem 50 mil euros do “Condomínio de Aldeias”

Verba será aplicada na gestão de combustível à volta de aldeias

Os municípios de Monchique e Silves vão receber apoio do projeto-piloto “Condomínio de Aldeias”, que pretende assegurar a gestão de combustíveis à volta de aglomerados populacionais. A assinatura dos contratos de apoio entre o Fundo Ambiental e os 11 municípios, que vão beneficiar deste programa, realizou-se esta sexta-feira 23 de Outubro, em Castelo Branco.

Segundo explica o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), cada um dos 11 municípios beneficiários (Monchique, Silves, Góis, Ansião, Oleiros, Proença-a-Nova, Penela, Lousã, Alvaiázere, Vila Nova de Poiares e Sertã) receberá até 50 mil euros, num total de financiamento superior a 500 mil euros.

Inserido na Estratégia Nacional para as Florestas do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o projeto-piloto “Condomínio de Aldeias” «pretende assegurar a gestão de combustíveis à volta de aglomerados populacionais, em áreas de grande densidade florestal e de elevado número e dispersão de pequenos lugares, com maiores níveis de exposição às consequências de incêndios rurais», enquadra o MAAC.

As propostas dos projetos financiados incluem, «entre outras intervenções, a reconversão florestal à volta dos aglomerados populacionais para outros usos, desde que naturais ou seminaturais, incluindo: pomares, zonas de pastagem extensiva, prados, parques ou jardins bio diversos, clareiras».

A cerimónia de assinatura dos contratos de apoio contou com a presença de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática e de João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

 



Comentários

pub