Ministro do Ambiente, especialistas e autarcas discutem “Água e Sociedade”

O encontro é aberto a toda a comunidade, através de transmissão via streaming

Foto: Flávio Costa|Sul Informação

Um debate sobre “Água e Sociedade”, organizado pela Algfuturo – União pelo Futuro do Algarve e a Universidade do Algarve (UAlg), decorre este sábado, 17 de Outubro, com início às 9h00, no Auditório 1.5, do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve. A sessão de encerramento contará com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática João Matos Fernandes.

No primeiro painel (9h45), que irá centrar-se no “Enquadramento e evolução do conhecimento”, José Paulo Monteiro, docente da UAlg, trará a debate a “Água: Passado, Presente e Futuro dos Usos, Gestão e Conhecimento”.

Manuela Moreira da Silva, docente da UAlg, falará sobre “Origens Alternativas e Uso Eficiente da Água no Atual Cenário de Alterações Globais, e Luís Chícharo, também docente da UAlg, abordará a “Água e Sustentabilidade dos Ecossistemas”. No mesmo painel, António Carmona Rodrigues, docente da Universidade Nova de Lisboa (UNL) traçará uma perspetiva sobre as “Origens, Evolução e Abastecimento de Água a Sul do Tejo”.

O segundo painel (11h30) dedicado à “Gestão e Uso” iniciar-se-á com Pedro Coelho, administrador regional da Agência Portuguesa do Ambiente – Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve, que apresentará a “Água nas Origens: Situação Atual e Perspetivas Futuras”. Já Joaquim Peres, presidente da Águas do Algarve, falará sobre “Água para o Consumo Humano”. Este painel terminará com a apresentação “Água para a Agricultura”, por Pedro Valadas Monteiro, diretor Regional da Agricultura e Pescas do Algarve. João Reis, da Algfuturo, será o moderador dos dois painéis.

Da parte da tarde, às 14h30, tem início o terceiro painel, intitulado “Agricultura: culturas, tecnologias avançadas e rega”, que conta com as seguintes intervenções: José Carlos Tomás (Direção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve); Pedro Nascimento (Associação dos Regantes do Sotavento), João Garcia (Associação dos Regantes de Silves); Helder Henriques (Associação dos Regantes de Alvor); José Oliveira (AlgarOrange); João Bento (Madrefruta). Francisco Piedade, diretor do jornal Região Sul será o responsável pela moderação.

Para as 16h15 está marcado o último painel, dedicado ao “Turismo: usos públicos, alojamentos, golfe”. Participarão neste painel José Carlos Rolo (presidente da Câmara de Albufeira), João Fernandes (presidente da Região de Turismo do Algarve), Custódio Moreno (presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude), Elidérico Viegas (AHETA), e António Miranda (Associação Portuguesa de Greenkeepers). A moderação estará a cargo de Hugo Rodrigues, diretor adjunto do Sul Informação.

Às 17h45, João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, presidirá à sessão de encerramento, que também contará com a presença do presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau.

O encontro é aberto a toda a comunidade, através de transmissão via streaming (link a disponibilizar brevemente em www.ualg.pt)

 



Comentários

pub