Maiores de 65 de Portimão já podem escolher onde levar a vacina da gripe

Portimão quer garantir a desconcentração da vacinação contra este vírus

Os munícipes de Portimão com mais de 65 anos vão poder escolher entre levar a vacina da gripe numa farmácia, na unidade de saúde móvel ou ao Centro de Saúde, ao abrigo de um conjunto de parcerias estabelecidas pela Câmara portimonense, no sentido de garantir a desconcentração da vacinação contra este vírus.

Dois projetos já em curso vão permitir, segundo a Câmara de Portimão, «vacinar o maior número de pessoas com mais de 65 anos contra a gripe sazonal», ao abrigo da norma «relativa aos grupos prioritários e destinada a evitar aglomerados nos centros de saúde numa época de pandemia por Covid-19».

Um dos projetos, o “Vacinar é Salvar”, é realizado em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Dunas e as juntas de freguesia do concelho, através da Unidade Saúde Móvel e já está a decorrer há dias.

Ontem, arrancou o programa “Vacinação SNS local”, em parceria com a Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias.

No primeiro caso, trata-se de uma iniciativa de saúde comunitária, «que permite a vacinação através da Unidade de Saúde Móvel, sendo dinamizada pelo projeto “+ Proximidade + Saúde”, da equipa da UCC Dunas do Aces Algarve II-Barlavento, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e as juntas de freguesia do concelho».

Na freguesia de Portimão, o “Vacinar é Salvar” arrancou no passado dia 19 no Porto de Lagos. Ontem e hoje esteve em Portimão, onde se manterá amanhã, com a vacinação a decorrer junto aos Balneários Municipais.

No dia 26 Junto a unidade móvel estacionará perto do Clube Desportivo da Pedra Mourinha, no dia 28 junto ao Clube Recreativo da Aldeia da Companheira e no dia 30 na Alameda da República, em pleno centro da cidade.

Em Novembro, a Unidade de Saúde Móvel irá repartir-se entre as freguesias de Alvor e da Mexilhoeira Grande, com a seguinte calendarização: dia 2 na Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande; dia 3 nos Montes de Cima, junto ao antigo café António Lúcio; dia 4 na Senhora do Verde, junto á antiga Escola Primária; dia 5 na Pereira, junto ao Café José Gonçalves; dia 6 no Arão, junto ao Café Manuel Cansado; dias 16, 17 e 18 nos Montes de Alvor, junto ao Posto de Correios; e dias 19 e 20 junto ao Centro Comunitário de Alvor.

Para além desta iniciativa, a autarquia aprovou a celebração de um protocolo entre o Município de Portimão, a Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias, para disponibilização de 1800 vacinas, no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”, as quais estarão disponíveis, de forma gratuita, nas farmácias comunitárias que aderiram: Farmácia Carvalho, Farmácia da Pedra Mourinha, Farmácia Central, Farmácia Moderna, Farmácia Portimão Villa, Farmácia Rosa Nunes, Farmácia Amparo e Farmácia Arade.

Para isso, a Câmara de Portimão vai pagar cerca de 4 mil euros.

Com estas duas iniciativas a Câmara de Portimão «cria uma rede municipal de vacinação com maior capacidade e acessibilidade, por via do aumento do número de locais e de horários disponíveis, com inclusão das farmácias comunitárias e da Unidade de Saúde Móvel, em complemento com a Unidades de Cuidados de Saúde Primários».

 

 



Comentários

pub