Loulé veste estátua de rosa para apoiar ciclista João Almeida

Com apenas 22 anos, João Almeida enverga, desde a terceira etapa do Giro, a camisola rosa de líder

A Câmara de Loulé vai colocar, esta segunda-feira, 19 de Outubro, de forma simbólica, uma camisola rosa na estátua “O Ciclista”, à entrada da cidade, perto das bombas de gasolina da BP, como forma de apoiar o português João Almeida que lidera o Giro d’Italia.

«Numa terra com forte tradição na modalidade de ciclismo, a comunidade louletana quer assim transmitir, na reta final do troféu, uma mensagem de incentivo a este jovem que tem sido uma revelação nesta edição da Volta à Itália, protagonizando momentos que têm feito vibrar todo o país», diz a Câmara de Loulé.

Com apenas 22 anos, João Almeida enverga, desde a terceira etapa do Giro, a camisola rosa de líder. A última vez que um português alcançou tal feito foi em 1989, altura em que o corredor Acácio da Silva conseguiu ser o primeiro a cortar a meta numa das etapas do troféu italiano. João Almeida é também o atual líder da classificação da Juventude (camisola branca).

O jovem corredor, natural das Caldas da Rainha, igualou o belga Eddy Merckx no número de dias seguidos com a camisola rosa vestida, o que abre boas perspetivas para uma vitória ao serviço da Deceuninck-QuickStep.

Já em 2018, o corredor se tinha destacado em território transalpino, conquistando o segundo lugar no Giro d’Italia Esperanças. Em 2019, sagrou-se Campeão de Portugal em Estrada – Esperanças e Campeão de Portugal de Contrarrelógio – Esperanças.

Em 2016, João Almeida participou na Volta ao Concelho de Loulé, em juniores, no seu segundo ano de júnior integrado na equipa da Bairrada, tendo conquistado o 2º lugar da geral e a camisola azul, sangrando-se o rei da montanha. Este ano foi o 9º classificado na Volta ao Algarve

«Os louletanos são desde sempre amantes e apoiantes fervorosos do ciclismo. Não poderíamos ficar indiferentes à prestação deste jovem numa das mais importantes provas velocipédicas em todo o mundo. Queremos desta forma assinalar este momento e manifestar publicamente o nosso apoio ao João Almeida, um atleta que, mais do que uma promessa, é já uma certeza no futuro da modalidade em Portugal», considera Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

 



Comentários

pub