Loulé transforma antiga casa de cantoneiros em posto avançado da Proteção Civil no Caldeirão

Obra vai custar 350 mil euros mais IVA

A antiga casa dos cantoneiros do Vale Maria Dias, na freguesia de Salir,em plena Serra do Caldeirão, vai ser remodelada e ampliada tendo em vista a sua transformação na base da Unidade Avançada de Proteção Civil Municipal de Loulé.

«Pretende-se, assim, reunir neste espaço várias valências, como a operacionalização de um Posto de Comando, apoio logístico para operações de Proteção Civil, sede dos sapadores florestais, espaço para formação no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e abrigo temporário à população no caso, por exemplo, de um incêndio florestal que resulte em desalojados», segundo a Câmara de Loulé.

Os trabalhos de remodelação e ampliação incluem «a substituição integral da estrutura de cobertura do edifício existente, a remodelação interna para criação dos vários espaços de trabalho, construção de edifício anexo para balneários e arrumos, bem como arranjos exteriores no terreno envolvente».

A obra tem um custo estimado de 350 mil euros mais IVA e deverá durar oito meses.

A Câmara de Loulé lembrou que, «ao longo das últimas décadas, a vasta área florestal da Serra do Caldeirão tem sido fustigada por incêndios que têm destruído parte daquele património natural do Algarve».

«Assim, considerando a localização estratégica deste edifício, o investimento de adaptação do edifício enquadra-se no âmbito das medidas planeamento e prevenção dos incêndios florestais adotadas pela Câmara Municipal de Loulé, com o objetivo de garantir maior e melhores condições de segurança às populações do concelho e a este território natural mas também aos agentes da proteção civil que aqui atuam», concluiu a autarquia.

 



Comentários

pub