Lagos reformula “Saúde em Movimento” para continuar a promover envelhecimento ativo

O “Saúde em Movimento” tem um custo anual estimado de 23.500 euros

A Câmara de Lagos reformulou o projeto “Saúde em Movimento”, devido à atual pandemia da Covid-19, para continuar a promover o envelhecimento ativo. 

Melhorar a qualidade de vida dos munícipes com idade superior a 40 anos residentes no concelho de Lagos, desenvolver um estilo de vida saudável e promover o envelhecimento ativo continuam a ser os grandes objetivos deste projeto que soma já 18 anos de implementação continuada.

A edição 2020/2021 foi aberta no passado dia 1 de Outubro (Dia Internacional da Pessoa Idosa), numa sessão que contou com a presença das entidades parceiras do projeto e na qual foram apresentados os resultados do projeto 2019/2020, assim como procedimentos e adaptações em função das Orientações da DGS, pretendendo-se que todos estejam envolvidos e alinhados neste “novo” recomeço.

As aulas, essas, começaram a partir do dia 6 de Outubro, mas, atendendo à média de idades dos participantes, que atualmente se situa nos 72 anos, serão privilegiadas as atividades ao ar livre e as aulas em espaço interior limitadas a grupos de 5 a 10 pessoas, seguindo todas as indicações emanadas da Direção-Geral de Saúde, ou feitas à distância, através do programa “Saúde em Movimento em Casa”, especialmente concebido para os grupos de risco.

Na última reunião de Câmara foi também aprovada a minuta de protocolo de colaboração a estabelecer com os clubes desportivos que disponibilizam técnicos para a ministrar as aulas de ginástica de manutenção na presente época, assim como fixada a mensalidade de participação no projeto.

O “Saúde em Movimento” tem um custo anual estimado de 23.500 euros, verba que – atendendo ao índice de envelhecimento do concelho (na ordem dos 123,6%) apurado no último diagnóstico social realizado – a autarquia encara como um investimento na qualidade de vida dos munícipes.

«A possibilidade de participação em atividades tão diversas como as aulas de ginástica de manutenção e treinos de força, as caminhadas e passeios pedestres, as sessões de educação para a saúde, as sessões informativas sobre outros temas, as conversas sobre ciência, as Olimpíadas Sénior, bailes e convívios, têm permitido prevenir o isolamento e a solidão, fazendo com que os utentes se sintam motivados e conservem o seu bem-estar físico e psicológico», conclui a Câmara de Lagos.

 



Comentários

pub