Lagoa volta a ser premiada por promover a igualdade de género

Prémio “Viver em Igualdade” distingue boas práticas de integração da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação nas políticas municipais

A Câmara de Lagoa voltou a ser distinguida, pelo terceiro ano consecutivo, com o Prémio Viver em Igualdade, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

O galardão vai ser entregue a Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, numa cerimónia que terá lugar hoje, sexta-feira, em São João da Madeira.

Este prémio é uma iniciativa bienal que pretende distinguir Municípios com boas práticas de integração da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização interna, quer nas atividades para o concelho.

No fundo, a CIG reconheceu que o município  de Lagoa continua alinhado com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual, que se inscreve «em três Planos Nacionais de Ação que definem objetivos em matéria de igualdade entre mulheres e homens (IMH), prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica (VMVD) e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais (OIC)».

«O Município de Lagoa reconhece que a igualdade e a não discriminação de mulheres e homens é uma condição essencial para a construção de um futuro sustentável nas suas três grandes dimensões, a económica, a ambiental e a social. É por isso uma linha transversal a todas as políticas municipais», assegura Luís Encarnação.

Entre as medidas que contribuíram para a conquista deste prémio estão a promoção da “Semana Municipal para a Igualdade”, a edição de um livro infantil sobre a igualdade, diversidade, empatia e prevenção da violência, de autoria de Tânia Paias, a realização de atividades de pintura na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues e a promoção do “Encontro de participação política e cidadã”, com a apresentação dos resultados do Orçamento Participativo 2020 e da plataforma My Polis, que fomenta a participação cívica dos jovens.

 

 



Comentários

pub