Hospital de Portimão já tem Via Verde AVC

Via Verde AVC só existia na unidade de Faro

A Unidade Hospitalar de Portimão integra já a rede da Via Verde de AVC, o que permite que os doentes provenientes dos vários concelhos do Barlavento Algarvio com sintomas sugestivos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) possam ser rapidamente encaminhados para este hospital.

Aí, os doentes poderão ter acesso a «terapêuticas que permitem reduzir de forma significativa as sequelas neurológicas pós-AVC, reduzindo assim as limitações físicas pós acidente cérebro-vascular, com maior qualidade de vida à data da alta hospitalar», explica o Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

O programa “Via Verde do AVC” tem sido implementado desde o início de 2006 em várias zonas do país e consiste em fazer a triagem dos casos através da deteção dos sintomas e evitar paragens desnecessárias em centros de saúde ou hospitais sem o equipamento e pessoal especializado para o efeito.

Até agora, no Algarve, os doentes com sintomas de AVC eram encaminhados apenas para a Unidade Hospitalar de Faro.

A Via Verde de AVC passa, assim, a ser mais uma das valências do Serviço de Medicina Intensiva que já assegura a receção dos doentes emergentes no Serviço de Urgência Geral.

O AVC continua a ser uma das principais causas de morte e de morbilidade em Portugal no conjunto das doenças cardiovasculares, sendo que as primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima.

Comentários

pub