Guia: Arranca a construção do Jardim dos Sentidos

Obra estará pronta no primeiro trimestre de 2021

A construção do Jardim dos Sentidos da Guia, uma das propostas que venceu o Orçamento Participativo de 2019 da Câmara de Albufeira, vão arrancar na próxima semana.

A obra de criação desta nova área de lazer, destinada a pessoas de todas as idades, vai custar 266 mil euros e deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2021

Segundo a Câmara de Albufeira, a água ocupa um lugar de destaque no “Jardim dos Sentidos”, que será implantado numa área de 4570m2, na envolvente a Nascente e Norte da Escola EB 1,2 e 3 da Guia.

O parque «terá zonas de recreio com elementos de água associados. Haverá mesa de jogos, espaço geriátrico, parques infantis com equipamentos musicais e sensoriais, com escorregas e com áreas inclusivas, bem como um trilho aventura».

Também será recuperada a linha de água existente, instalado um canteiro de plantas aromáticas e criadas áreas de estadia informais com mobiliário associado, anfiteatro em relvae percursos de circulação interna.

A vegetação «será de baixa a média manutenção, adaptada ao clima», e haverá uma fonte seca, «um conjunto de repuxos dinâmicos inseridos no pavimento».

A tudo isto se juntarão jogos de água, «um conjunto de equipamentos lúdicos e interativos na zona mais baixa do parque, aproximadamente entre o anfiteatro relvado e a linha de água, que incluem jatos de pavimento com sensor, canhões de água e arcos pulverizante».

«Da vegetação, destaque para salgueiros, freixos e choupos, bem como para as oliveiras, jacarandás, plátanos, sobreiros e ainda limoeiros e romãzeiras, entre muitas outras espécies autóctones», acrescentou a autarquia.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira acredita que este novo jardim trará benefícios à Guia.

«Não temos assim tantos parques verdes, mas essa é uma aposta de futuro para este município. A população, cada vez mais, necessita e aprecia as áreas de lazer ao ar livre e disse-o quando foi chamada a votar nos projetos do Orçamento Participativo. Vai ser um excelente cartão de visita da freguesia da Guia e do concelho de Albufeira».

 

Fotos: Câmara de Albufeira

 

 



Comentários

pub