Faro2027 reafirmou vontade de envolver toda a região na candidatura a Capital Europeia da Cultura

Reunião decorreu no Teatro das Figuras

A equipa da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (2027) teve uma reunião com técnicos e dirigentes da área cultural dos municípios algarvios, reafirmando a vontade de envolver toda a região neste processo.

Esta reunião, que decorreu no Teatro das Figuras em Faro, teve como objetivo apresentar às restantes autarquias da região os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito da candidatura, bem como reiterar a vontade de que esta seja uma candidatura partilhada por todos os municípios.

«Não queremos dizer: juntem-se a nós mas, sim, construam connosco algo maior para a região. Este projeto não se pode extinguir na candidatura: deve ser algo mais forte que se mantenha para lá da potencial nomeação e que mostre que as regiões são mais fortes e conseguem fazer mais pelo desenvolvimento do país, através da cultura», afirmou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, na intervenção que fez na reunião.

 

 

Relembrando que as regras de candidatura a Capital Europeia da Cultura exigem que seja uma única cidade a formalizá-la, mas que cada vez mais é solicitado pela União Europeia que os projetos candidatos englobem o território adjacente, foram nesta reunião apresentadas propostas de projetos de cooperação regional no âmbito Faro2027 e que serão debatidas em sede da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), coprodutora da candidatura.

Estes projetos de cooperação regional têm como objetivos desenvolver uma visão estratégica para o setor cultural e criativo da região, apostar na capacitação de agentes culturais mas também na de técnicos das áreas culturais dos municípios e outros organismos públicos e ainda oferecer mais informação e uma melhor comunicação entre setor cultural e criativo e os seus diferentes stakeholders.

 

 

Para a concretização destes objetivos, a equipa Faro2027 propõe desde já a realização de vários projetos em comum e afirmou a vontade de trabalhar tanto com os dirigentes municipais, como com os técnicos.

«A cultura é transversal a todas as áreas da vida socioeconómica e se todos os concelhos do Algarve se unirem podemos inclusivamente ser um exemplo para o país, mostrando como a região se desenvolve em torno da cultura e assim consegue melhor cidadania, melhor ambiente, melhor mobilidade, mais emprego e melhor qualidade de vida», concluiu Rogério Bacalhau.

 



Comentários

pub