Faro foi onde mais choveu, mas a Bárbara também “deixou” muita água no interior

No Baixo Alentejo, foi Barrancos que registou mais pluviosidade

Inundação em Faro – Alto Rodes –  Foto: Luís Santos

Faro, com quase 90 milímetros de chuva acumulados ao longo do dia de ontem, 20 de Outubro, foi o concelho do Algarve em que mais choveu, na sequência da passagem da depressão Bárbara pelo Sul do país. No Baixo Alentejo, Barrancos foi o local mais fustigado pela precipitação, com 112,5 milímetros acumulados.

Tendo em conta que a média anual de precipitação, em Faro, é de pouco mais do que 500 mm, a chuva que caiu ontem na capital algarvia corresponde a cerca de um sexto do que a que costuma cair durante um ano inteiro.

Depois da passagem da tempestade pelo território nacional e dos problemas que causou, já se fazem contas à quantidade de chuva que caiu nas diferentes regiões do país. E no Algarve, a região onde se registaram mais ocorrências relacionadas com a depressão Bárbara, choveu muito e como há muito não se via.

A precipitação foi mais intensa no Sotavento algarvio, nomeadamente em Faro (88.9 mm), Olhão (57.1 mm) e Tavira (49.5 mm), mas também no interior do Algarve, na zona entre Martim Longo e Cachopo (61,8 mm), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

No Barlavento Algarvio, o local mais chuvoso foi Aljezur (43.1 mm), seguido de Portimão (42.9), Monchique (42.1 mm), Sagres (38 mm), segundo os dados disponibilizados pelo IPMA, que também revela os dados relativos a Albufeira e Vila Real de Santo António, onde os níveis de pluviosidade foram menores (29 mm e 15.9 mm, respetivamente).

Já o Meteofontes, o site das Estações Meteorológicas do Sítio das Fontes – Parque Municipal de Lagoa e o do litoral – Carvoeiro, revelou que ontem, até cerca das 17h00, tinham sido registados 27.4 mm no Sítio das Fontes e 18 mm em Carvoeiro.

No Baixo Alentejo, segundo dados divulgados pelo Meteo Alentejo, depois de Barrancos (112,5 mm), os locais onde choveu mais foram: Vidigueira (79,8 mm); Moura (66 mm); Aljustrel (56,7 mm); Serpa (55,6 mm); Castro Verde (44,4 mm); Amareleja (39.3 mm); Mértola (31 mm); e Herdade da Bemposta (19.2 mm).

Segundo os dados do IPMA, Sines, um dos concelhos do distrito de Setúbal mais afetados pela tempestade, registou um acumulado diário de precipitação de 94.1 mm. Em Évora, foram registados 101.4 mm de chuva.

Mas o recordista foi mesmo Portalegre, onde caíram 150.1 milímetros de chuva só no dia de ontem.

Para hoje, ainda se prevê a ocorrência de aguaceiros, no Sul do País, ainda que a situação deve estar «mais calma», com o vento a soprar «moderado de Sul», segundo o Meteofontes.

 

Fotos: Vários autores (ver identificação)

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub