“Esperança” serve de mote para o “Barão de São João Walk & Art Fest 2020”

Inscrições abrem esta terça-feira, dia 20

A “Esperança” vai servir de mote para o “Barão de São João Walk & Art Fest 2020”, o festival de caminhadas, que une a natureza à arte, regressando à aldeia de Barão de São João, no concelho de Lagos, de 6 a 8 de Novembro.

As inscrições abrem esta terça-feira, dia 20 de Outubro, às 10h00, através do website do evento: www.walkartfest.pt.

A 3ª edição deste Festival, organizado pela Câmara Municipal de Lagos e pela Associação Almargem, contará este ano com uma nova instalação artística, cujas obras estão, mais uma vez, a cargo dos artistas locais parceiros.

«2020 foi um ano que colocou toda a Humanidade à prova. Todos, sem exceção, tivemos de nos reinventar e aprender a ser mais resilientes. Que melhor mensagem poderia o coletivo de artistas de Barão de São João transmitir do que a de ESPERANÇA? Esperança de um amanhã melhor! Esperança que cada um de nós pode fazer mais e melhor!», explica a organização.

Composta por 19 peças que transmitem uma mensagem de “Esperança”, de 13 artistas, esta instalação artística convida todos os participantes do Festival a caminhar tranquilamente pela bela aldeia de Barão de São João, num pequeno percurso de cerca de um quilómetro.

O diversificado programa de três dias é composto por 76 atividades, todas gratuitas, divididas por 38 caminhadas e caminhadas temáticas (geologia, arqueologia, património), 4 passeios de BTT, 11 atividades de educação ambiental para famílias, 13 workshops e 10 atividades de bem-estar (Yoga, Luohan Qigong (Chi Ckung), Tai Chi, Meditação).

Este ano, houve um acréscimo no número total de atividades para tentar colmatar a redução de participantes por atividade.

Destaque para algumas que são novidade este ano, tal como a construção de caixas ninho ou o conto “O dia atarefado do esquilo” para os mais novos, e as caminhadas que apelam ao desenho, dinamizadas pela artista local Eva Herre e pelo Terminal Studio. Houve também uma aposta de novas caminhadas por novos itinerários, incluindo uma caminhada noturna.

O espaço do secretariado do evento será adaptado segundo as orientações da DGS, face à situação de pandemia da Covid-19, e todas as atividades decorrerão ao ar livre. «Houve uma preocupação em desfasar as atividades por diferentes pontos de encontro e com diferentes horários, de forma a não promover ajuntamentos», explica a organização.

O evento volta a contar com várias parcerias com empresas de animação turística e entidades oficiais que irão dinamizar muitas destas atividades.

O Festival de Caminhadas de Barão de São João integra o calendário do evento Algarve Walking Season (AWS) onde se incluem os outros dois festivais de caminhadas existentes na região (Walking Festival Ameixial e o Festival de Caminhadas de Alcoutim).

O AWS é uma iniciativa coordenada pela Cooperativa QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, aprovada ao abrigo de uma candidatura da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, promovida pelo Turismo de Portugal / Região de Turismo do Algarve.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub