Época turística de 2020 foi a «pior de sempre» para os hotéis algarvios

Hoteleiros não acreditam numa retoma no futuro próximo

Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

A época turística de 2020 no Algarve foi a «pior de sempre». Segundo dados divulgados, esta quinta-feira, pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa média de ocupação, entre Abril e Outubro, foi de apenas 27,5%. Este valor representa uma descida de 65,5% em relação aos mesmos meses do ano passado.

Também o volume de negócios baixou 68,7% face ao período homólogo.

No total, entre Abril e Outubro, os hotéis algarvios tiveram menos 10,3 milhões de dormidas do que em 2019. Já as receitas baixaram 635,8 milhões de euros no mesmo período.

Segundo a AHETA, «para estes resultados contribuíram, sobretudo, as quebras na procura dos principais mercados externos, com realce para o nosso maior fornecedor de turistas, o Reino Unido -88,9%, traduzidas em menos 626 mil hóspedes e 3,8 milhões de dormidas».

Por outro lado, os mercados emissores mais importantes «também apresentaram descidas assinaláveis nos fluxos turísticos para o Algarve durante esta época turística, designadamente Alemanha -77,4%, Holanda ‑67,3%, Irlanda -94,7% e França -73,2%».

A pandemia de Covid-19 também afetou – e muito – o tráfego de passageiros no Aeroporto de Faro, porta principal de entrada de turistas no Algarve. Houve uma descida de 82,5%, menos 5,3 milhões de passageiros, sendo 2,8 milhões oriundos do Reino Unido.

O mercado interno acabou por ser o único que subiu apresentando, segundo a AHETA, nos meses de Agosto e Setembro, «um comportamento notável», tendo subido 32%, ou seja, mais 615 mil dormidas e 143 mil hóspedes.

O mercado nacional representou 62,3% das dormidas totais verificadas nos hotéis e empreendimentos turísticos classificados oficialmente no Algarve, (3,07 milhões de um total de 4,9 milhões de dormidas até ao final do mês de Setembro).

Nesses dois meses, em 2019, o Algarve tinha registado 15,2 milhões de dormidas e 3,2 milhões de hóspedes nacionais e estrangeiros.

Segundo a AHETA, «cerca de 20% dos empreendimentos turísticos permaneceram encerrados durante a época turística, correspondendo a mais de 26 mil camas» e «as perspetivas apontam para que 70% dos estabelecimentos encerrem durante a próxima estação baixa (Novembro a Março)».

O Golfe turístico acompanhou, «no essencial, o verificado nos estabelecimentos classificados oficialmente, apresentando quebras da ordem dos 70%, uma consequência direta da não existência de corredores aéreos com o Reino Unido, maior fornecedor de turistas de golfe ao longo do ano».

A associação hoteleira destaca ainda que «o impacto no desemprego nos últimos meses tem sido enorme, (mais de 200%), indo acentuar-se a partir dos meses de Outubro e Novembro, atendendo à mais que previsível extinção de postos de trabalho, uma consequência direta da falta de apoios ao emprego, através, nomeadamente, de programas de formação de ativos nas empresas».

Uma vez que «os muitos fatores de incerteza» se mantêm, como «a imposição de uma quarentena a todas as pessoas entradas no Reino Unido», a AHETA atevê «uma procura reduzida nos próximos meses».

«A instabilidade gerada pela pandemia ao nível do transporte aéreo e canais de comercialização e distribuição de férias não perspetivam um regresso à normalidade no curto/médio prazos, tanto mais que ainda não é previsível uma cura ou vacina para a Covid-19», acrescenta a associação.

A AHETA acredita que «a retoma será lenta e muito prolongada, estendendo-se ao longo de vários anos, na justa medida em que o restabelecimento dos níveis de confiança junto dos consumidores de férias não se encontra assegurado, nem é previsível nos tempos mais próximos, incluindo o receio em viajar que afeta o mundo em geral».

Os hoteleiros dizem ter hoje «uma perceção mais precisa e clara da dimensão da crise e do seu impacto na atividade turística e na economia em geral, embora conscientes de que, após a pandemia o turismo vai regressar de forma gradual e progressiva».

Para a AHETA, «está em causa criar condições que permitam às empresas viáveis, suportar as dificuldades financeiras e outras, mantendo os níveis de know how, quer de empresas quer de trabalhadores, de forma a responder eficaz e rapidamente às solicitações da procura na fase de retoma. A perda destes ativos seria desastrosa para a economia do país em geral e do turismo em particular».

Para isso, a AHETA considera «urgente e necessário que o Governo se ponha mais a par dos acontecimentos, optando por uma estratégia de colaboração e cooperação ativa com o setor privado, tendo em vista atuar por antecipação, ao invés de reagir demasiado tarde e/ou de forma desajustada e desenquadrada dos problemas que o turismo do país e do Algarve vêm enfrentando».

Os hoteleiros consideram que «o governo esteve bem numa primeira fase, tendo tomado as medidas que a situação impunha, mas tardou a perceber os impactos nas empresas hoteleiras e turísticas resultantes do agravar da crise, sobretudo na maior e mais importante região turística portuguesa, tomando medidas no pressuposto de uma retoma que não só não se verificou como não se vai verificar no futuro próximo».

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub