Empresárias espanholas e portuguesas da Eurorregião Andaluzia, Algarve e Alentejo encontram-se em Sevilha

Programa inclui espaços para networking, experiências sobre vendas, Marketplace, Mindfulness e outras atividades

Irma atua a 8 de Outubro

Empresárias espanholas e portuguesas da Eurorregião (Andaluzia, Algarve e Alentejo) vão reunir-se nos próximos dias 21 e 22 de Outubro, em Sevilha, no primeiro fórum INTREPIDA plus.

Esta iniciativa, organizada pela Fundación Tres Culturas del Mediterrâneo, com o apoio do programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP), tem como objetivo permitir a troca de ideias, a criação de sinergias e a aprendizagem entre empresárias da Eurorregião.

O programa inclui espaços para networking, experiências sobre vendas, Marketplace, Mindfulness e outras atividades.

Destaque para a intervenção de Angela Lin, responsável pelo desenvolvimento de negócios da Tmall Global do grupo Alibaba, para Espanha e Portugal. De forma a garantir a segurança sanitária do evento, a participação é presencial e online.

O I fórum INTREPIDA plus é apenas uma das atividades programadas pela Fundación Tres Culturas del Mediterrâneo para Outubro, um mês com um calendário repleto de propostas que mostram, por um lado, as múltiplas afinidades e ligações entre Portugal e Espanha e, por outro, o enorme potencial das mulheres empresárias de ambos os territórios.

Com efeito, até à realização deste fórum, a Fundação Três Culturas tem uma agenda cheia de encontros INTREPIDA, como o ciclo de filmes portugueses que estreia a 6 de Outubro com a exibição de A portuguesa, filme dirigido por Rita Azevedo em 2018. Durante as terças-feiras de Outubro, poderá desfrutar de uma seleção de curtas e longas metragens, Terra Franca e Jogo de Damas.

A música portuguesa pode ser ouvida pela voz de Irma (8 de Outubro), atriz e cantora nascida em Lisboa e considerada uma figura emergente da cena musical lusa, enquanto a literatura contará com Dulce Maria Cardoso, definida como “a escritora mais importante da sua geração” (Jornal Público), que apresentará no dia 28 a sua obra mais ambiciosa, A vida normal (Tinta da China, 2018).

Além disso, no dia 15, será inaugurada a exposição Sentir a Terra, comissariada por Cristina Ataíde e com obras da artista portuguesa Graça Pereira Coutinho, que reúne diferentes formas de expressão como pintura, escultura, fotografia e instalações. Ambas encontrar-se-ão com um pequeno grupo de pessoas para uma visita guiada muito pessoal.

Este intenso programa oferece mais dois encontros, o primeiro deles a 14 de Outubro, apenas um dia antes do Dia Internacional da Mulher Rural, uma efeméride que será celebrada com um workshop sobre tingimento de lã em San Nicolás del Puerto, na serra norte de Sevilha, pela mão de Estela Ribeiro e a sua empresa de tecelagem artesanal, Ovelha Mãe.

Por fim, um encontro original que permite aproximar a um mundo desconhecido para muitas pessoas: a observação do universo. Esta oportunidade única é oferecida pelo Planetário Albireo, dirigido desde Granada por Malena Sánchez, uma empresária cuja vocação para a divulgação científica a levou a lançar esta iniciativa empresarial há uma década. Este encontro conta também com a Associação Astromares, como exemplo de participação de cidadania ativa.

As atividades do novo projeto europeu, INTREPIDA plus (Internacionalização de Mulheres Empreendedoras de Espanha e Portugal para a Integração, o Desenvolvimento e as Alianças – Segunda fase) iniciaram-se no passado dia 3 de Junho.

Trata-se de uma iniciativa liderada pela Fundación Tres Culturas del Mediterráneo, instituição que possui financiamento europeu do programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) e que constitui a continuação e a melhoria do projeto INTREPIDA, que ainda continua em vigor.

A Fundación Tres Culturas del Mediterráneo é a principal beneficiária do projeto INTREPIDA plus, juntamente com os seguintes parceiros de Espanha e Portugal: Diputación de Huelva, Mancomunidad Desarrollo Condado de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e do Município de Faro. O projeto INTREPIDA plus tem financiamento europeu do programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP).

Comentários

pub