Documentário «Cavalos de Guerra» é seleção oficial nos festivais de cinema da Patagónia e Los Angeles

Filme realizado e produzido no Algarve, tendo os cavalos-marinhos da Ria Formosa como tema

O documentário de conservação marinha «Cavalos de Guerra» faz parte da Seleção Oficial de dois festivais de cinema no continente americano, um na Patagónia (Argentina), outro em Los Angeles (Estados Unidos).

No International Environmental Film Festival of Patagonia, de Puerto Madryn, Argentina, o documentário sobre os perigos que ameaçam a comunidade de cavalos-marinhos da Ria Formosa, um filme do Município de Olhão realizado por João Rodrigues, foi selecionado para a categoria “Natureza e Vida Selvagem”.

Entre centenas de candidatos oriundos de todo o mundo, Portugal, assim como a Argentina e a Alemanha, foram os três países eleitos para projetar aqueles que foram considerados os melhores filmes desta categoria.

Devido à pandemia, a 5ª edição do festival será realizada de 1 a 5 de Outubro, online e gratuitamente.

O filme «Cavalos de Guerra», realizado por João Rodrigues, será exibido no dia 5 de Outubro, às 23h00 (hora portuguesa) no canal Youtube do festival, que pode ser visto clicando aqui.

 

Já na América do Norte, as boas notícias para o cinema português dedicado à conservação ambiental chegaram de Los Angeles, Califórnia, cidade berço do San Pedro International Film Festival, onde «Cavalos de Guerra» é Seleção Oficial na categoria “Curtas-metragens” e finalista candidato ao prémio de melhor curta-metragem da 9ª edição do festival. A edição de 2020, que será online, terá lugar entre 5 e 8 de Novembro.

João Rodrigues disse ao Sul Informação que estas boas notícias deixaram «a equipa do filme Cavalos de Guerra muito orgulhosa».

Por seu lado, António Miguel Pina, presidente do Município de Olhão, que financiou a produção do documentário, salientou que «a conquista deste reconhecimento internacional é um motivo de orgulho enorme para todos os portugueses e mais uma prova de que a Ria Formosa é um ex-libris do nosso património natural que precisa de ser protegido e preservado em prol da sustentabilidade da vida selvagem e de todas as comunidades que dele dependem».

 

João Rodrigues

 



Comentários

pub