Diálogos na região falam sobre “Algarve Rural + Digital” em Cachopo

Esta será a primeira sessão do ciclo de Diálogos na Região sob o mote “O que a Europa faz por mim”

Foto de arquivo

Discutir a conectividade nas zonas rurais, pegando em exemplos concretos. Este será o tema do diálogo sobre o “Algarve Rural + Digital”, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, decorre esta sexta-feira, 16 de Outubro, em Cachopo (Tavira), com transmissão online. 

Esta será a primeira sessão do ciclo de Diálogos na Região sob o mote “O que a Europa faz por mim”, com participação de diversos parceiros locais, regionais e internacionais.

Com o título “Algarve Rural + Digital”, o primeiro evento terá como tema a conectividade nas zonas rurais, será moderado pela jornalista Susana Helena de Sousa e contará com a participação de representantes do Município de Tavira e da Freguesia de Cachopo, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Associação In Loco e do Comité das Regiões.

A União Europeia pretende tornar as áreas rurais atrativas também para os que atualmente vivem nas cidades, mas que procuram uma qualidade de vida diferente ou desenvolver os seus negócios com a ajuda de transformações verdes e digitais.

«Neste painel, procuraremos discutir alguns aspetos ligados a conectividade nas zonas rurais, centrando-se sobretudo no caso de Cachopo e de outras localidades da Serra do Caldeirão», explica a CCDR.

Alguns dos temas abordados serão as oportunidades económicas e sociais da digitalização para o mundo rural, a contribuição da informação e a comunicação para a sustentabilidade do mundo rural, a importância das pessoas nos processos de digitalização da economia e o papel da UE no apoio à digitalização do mundo rural

Para concretizar a visão para as zonas rurais, a Comissão Europeia lançou uma consulta pública com o objetivo de examinar como vivem os habitantes das zonas rurais na Europa e identificar os elementos-chave para a sua prosperidade. reunindo os pontos de vista e as perspetivas dos europeus, que decorre até 30 de Novembro. Quem quiser, pode participar nessa consulta pública aqui.

Já quem quiser inscrever-se neste diálogo, pode fazê-lo aqui e seguir o evento no Facebook da CCDR Algarve.

 



Comentários

pub