Concerto histórico de Beethoven recriado pela Orquestra Clássica do Sul no Teatro das Figuras

Concerto será dividido em duas partes, a apresentar em dois dias

Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação

Um dos mais importantes concertos da História da Música, o espetáculo de beneficência (Akademie) «onde Beethoven consagra a sua reputação como compositor e pianista», vai ser recriado hoje e amanhã, sexta-feira e sábado, pela Orquestra Clássica do Sul, no Teatro das Figuras, em Faro.

O espetáculo “Beethoven Akademie 1808”, uma recriação do concerto que teve lugar em Viena a 22 de Dezembro de 1808, será dividido em duas partes, uma ser apresentada hoje e a outra amanhã, sempre às 21h30.

Esta noite, o solista será o pianista Vasco Dantas. Amanhã, sábado, a solista será a soprano Inês Simões. Em ambos os concertos, a orquestra será dirigida pelo maestro Rui Pinheiro.

Afinal, este histórico concerto, no qual o compositor austríaco tocou alguma «da melhor música até então composta», durou cerca de «quatro horas».

«E que concerto sublime foi este: imaginem ouvir pela primeira vez a Quinta Sinfonia, que ainda hoje nos deixa completamente extasiados… e imaginem ouvir também em estreia absoluta a Sexta Sinfonia, o Quarto Concerto para Piano, a Fantasia Coral e uma longa improvisação com o próprio Beethoven ao piano, a ária “Ah Perfido” e ainda excertos da sua Missa», descreve o Teatro das Figuras.

 

Programa:

Sábado

-Sinfonia nº6 “Pastoral”, Op. 68
-Concerto para Piano nº 4, Op. 58

Domingo

– Abertura da ópera “Fidelio”
– Ah! Perfido, Ária de concerto, Op. 65
– Sinfonia nº 5, Op. 67

 

 



Comentários

pub