CCDR Algarve e IFFRU visitaram projetos de reabilitação urbana

Algarve é a região com melhor execução a nível nacional do IFRRU

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), enquanto Autoridade de Gestão do CRESC Algarve 2020, em parceria com responsáveis do Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020), realizou um conjunto de visitas técnicas a projetos privados de reabilitação de edifícios que estão a beneficiar do apoio dos fundos europeus.

As visitas decorreram em Faro, Lagos e Vila Real de Santo António, «tendo incluído projetos destinados à habitação e às atividades económicas», realça a CCDR Algarve.

O edifício na Baixa de Faro, onde funcionou o Centro Comercial Atrium e o Cinema Santo António, e que, depois de reabilitado, vai «acolher em 2021 uma moderna unidade hoteleira», o Hotel Tivoli, em Lagos, que está a ser renovado e uma unidade de habitação multifamiliar em
Vila Real de Santo António, foram alguns dos projetos visitados.

«Lançado em Novembro de 2017, e criado no âmbito do Portugal 2020, o IFFRU garante empréstimos para a reabilitação urbana em condições mais vantajosas, juntando verbas com origem no Banco Europeu de Investimento (BEI), Orçamento de Estado, dos programas operacionais regionais do Portugal 2020 e de bancos contratados, numa dotação global de 1.400 Milhões de Euros (M€) para a reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos», explica a CCDR Algarve.

Este programa, em Dezembro de 2019, foi distinguido como case study de sucesso pela Comissão Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento.

No Algarve, até agora, foram contratadas oito operações, envolvendo um investimento total de cerca de 18,1 milhões de euros, com investimento elegível de 13,5 milhões de euros e uma comparticipação de cerca de 4,9 milhões de euros (FEDER, no âmbito do CRESC Algarve 2020).

Segundo a CCDR, o Algarve é a região com a melhor execução a nível nacional, face à dotação atribuída a este instrumento.

 



Comentários

pub