App “StayAway Covid” já foi instalada por mais de um milhão de pessoas

«Sabemos que esta é uma aplicação que assenta no princípio da liberdade.»

A aplicação de rastreio ‘StayAway Covid’, que foi lançada há um mês, já foi instalada em 1,26 milhões de ‘smartphones’ e mais de 100 doentes utilizaram a ferramenta para alertar os contactos de risco.

Os dados foram divulgados esta sexta-feira, 2 de Outubro, pelo presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que durante a habitual conferência de imprensa sobre a pandemia da covid-19 em Portugal fez um balanço do primeiro mês da aplicação, lançada a 1 de Setembro.

Segundo Luís Goes Pinheiro, entre os mais de um milhão de utilizadores, já foram inseridos na aplicação 107 códigos.

Estes códigos são atribuídos pelo médico na plataforma ‘Trace Covid’ sempre que um utente testa positivo para o novo coronavírus e podem ser introduzidos na aplicação de rastreio para alertar todos os contactos de risco recentes que também utilizem a ‘StayAway Covid’.

«Sabemos que esta é uma aplicação que assenta no princípio da liberdade. A liberdade de instalar, a liberdade de a usar e a liberdade de inserir o código quando o médico o fornece», explicou o responsável pelos serviços partilhados para justificar o reduzido número de códigos.

A este respeito, o presidente do SPMS aproveitou para apelar às pessoas que efetivamente utilizem a aplicação e, em particular, aos utentes que venham a testar positivo, recordando que a proteção de dados não é um problema.

«Se o fizerem, aquelas pessoas que foram contactos de alto risco nos últimos dias não saberão quem foi a pessoa que inseriu o código. O seu anonimato ficará garantido», assegurou.

A ‘StayAway Covid’, que permite rastrear as redes de contágio por covid-19, também tem estado, desde a primeira semana, na origem de alguns dos contactos para a linha de saúde nacional.

 



Comentários

pub