António Costa participa em cerimónia em Loulé

Este acordo, assinado entre a autarquia e o IHRU, permitirá financiar 320 novos fogos no concelho de Loulé nos próximos seis anos

O primeiro-ministro participa esta sexta-feira, 23 de Outubro, às 16h30, na cerimónia de assinatura do acordo de colaboração entre a Câmara de Loulé e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), no Cine-Teatro Louletano. 

A cerimónia, que esteve marcada para as 12h00, foi adiada para a tarde, devido à presença de António Costa.

Também estarão presentes Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação, e Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e Administração Local.

Este acordo, assinado entre a autarquia e o IHRU, permitirá financiar 320 novos fogos no concelho de Loulé nos próximos seis anos.

O investimento total rondará os 44 milhões de euros, com uma comparticipação não reembolsável do IHRU de 15 milhões de euros. O restante financiamento será realizado através da contração de um empréstimo bancário bonificado, na ordem dos 25,5 milhões de euros, e de verbas do próprio Município que totalizam perto de 3 milhões de euros.

As soluções habitacionais plasmadas neste protocolo passam por novas construções, reabilitação de frações ou prédios, aquisição de frações ou de prédios degradados e posterior reabilitação ou aquisição de terrenos e construção de um empreendimento habitacional em regime de habitação a custos controlados.

Este programa “1º Direito” é um programa de apoio público ao acesso à habitação, enquadrado na nova geração de políticas promovidas pelo Governo e Loulé será um dos primeiros municípios a firmar esta parceria.

No entanto, além da execução física e financeira ao abrigo do “1º Direito”, os projetos do Município de Loulé nesta matéria «são ainda mais ambiciosos, já que o objetivo é dar apoio direto a um total de 1400 agregados no acesso à habitação, num horizonte que vai até 2030».

 

 



Comentários

pub