Algarve Biomedical Center coordena linha telefónica de apoio a todos os lares do país

Nesta nova linha telefónica, o Algarve Biomedical Center conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Visita da ministra ao call center do ABC – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

É uma ajuda aos idosos em tempos de pandemia e tem sede no Algarve. A linha telefónica COVID Lares (707 20 70 70), disponível a nível nacional, começou a funcionar esta sexta-feira, 2 de Outubro, sendo operacionalizada pelo Algarve Biomedical Center (ABC). O arranque contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que fez questão de realçar o papel da região algarvia no combate à pandemia. 

Ana Mendes Godinho visitou o call center desta linha, montado no Estádio Algarve, o quartel general do ABC nestes tempos de Covid-19.

Nesta nova linha telefónica, o Algarve Biomedical Center conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

«Os lares têm sido umas das nossas prioridades devido à fragilidade e vulnerabilidade dos mais idosos à Covid-19. Com este projeto, o que passa a estar disponível é uma linha telefónica 24 horas por dia, 7 dias por semana», explicou a ministra Ana Mendes Godinho.

 

Ana Mendes Godinho – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Esta será uma linha dedicada, em exclusivo, aos lares, para apoio técnico e informações.

«Haverá sempre alguém disponível para responder às dúvidas, seja sobre medidas a adotar, a necessidade de equipamentos de proteção individual ou para a gestão de uma situação», acrescentou a governante.

E foi isso mesmo que Ana Mendes Godinho pôde ver in loco, numa demonstração feita por duas das trabalhadoras do call center, em relação a um hipotético caso de Covid-19 numa instituição.

Nuno Marques, presidente do Algarve Biomedical Center (ABC), organismo que junta a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, explicou aos jornalistas que toda a «operacionalização desta linha será feita pelo ABC».

«Aqui vão trabalhar pessoas afetas ao ABC, que estão em treino há cerca de um mês. Temos estudantes ligados a cursos de saúde, médicos e pessoas que antes estavam ligadas ao turismo», explicou.

Por agora, a linha arranca com turnos: cinco pessoas durante o dia e uma durante a noite (das 00h00 às 6h00), mas «há capacidade para duplicar o número, se for necessário».

 

Ana Mendes Godinho e Nuno Marques – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa será aqui «um parceiro chave», uma vez que trabalhará na «divulgação e acompanhamento para termos a articulação com as instituições de forma direta», enquadrou Nuno Marques.

Sendo este um projeto a nível nacional, a ministra Ana Mendes Godinho elogiou, ainda assim, o «Algarve por lançar esta linha para todo país».

«É através daqui [do Algarve] que se está a dar esta resposta de acompanhamento, personalização e garantia de que os lares têm sempre alguém do outro lado», considerou.

De resto, esta linha vai ficar a «funcionar o tempo que for necessário enquanto estivermos em pandemia», garantiu Nuno Marques.

«O que está previsto para já é até Dezembro do próximo ano, não sabendo nós quanto tempo será necessário, mas haverá uma adaptação constante», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 

 

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