Ajudas ao turismo continuam apesar de Verão ter sido «melhor que o esperado»

Secretária de Estado do Turismo fala em atuação em duas frentes

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Não foi tão mau como se antecipou, mas também esteve bem longe de ser um bom Verão, em termos da atividade turística, no Algarve, mas também no resto do país. Numa altura em que o setor vai entrar «nos meses mais complicados», o Governo vai «atuar em duas frentes», mantendo os apoios à manutenção de postos de trabalho e lançando um programa de estímulo do consumo, revelou ao Sul Informação Rita Marques, a secretária de Estado do Turismo.

A governante falou com o nosso jornal à margem da aula inaugural do ano letivo nas escolas do Turismo de Portugal, proferida a partir da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, e falou da atual conjuntura.

«O Verão foi melhor do que aquilo que tínhamos estimado, mas, ainda assim, manifestamente abaixo daquilo que verificámos em 2019. Os meses mais complicados estão agora a entrar, estão agora a surgir. Serão Outubro, Novembro, Dezembro e, depois, o primeiro trimestre de 2021», enquadrou.

Segundo dados ontem divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação média nas unidades hoteleiras algarvias foi de 52,5 %, uma quebra de quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019.

Já em Agosto tinha havido uma quebra na ordem dos 35% (ocupação global de 60,5%), que só não foi mais elevada graças à abertura do corredor aéreo com o Reino Unido, a 20 de Agosto.

Desta forma, o Governo decidiu trabalhar numa frente mais relacionada com o emprego, «garantindo uma flexibilização do programa de apoio à retoma», ou seja, «que as empresas são ajudadas nos seus compromissos para com os trabalhadores».

Esta medida vai ao encontro daquilo que os empresários do setor têm vindo a reclamar. E até poderá haver uma componente de formação associada a este programa de apoio à manutenção de postos de trabalho, conforme os empresários, nomeadamente a AHETA, têm solicitado.

«Estamos a trabalhar nesse dossiê. Para nós é muito importante aproveitar estes períodos de menor atividade que se espera que venha, infelizmente, a ser concretizada nos meses de Outubro a Março, para reforçar as competências de todos os profissionais do setor», disse ao Sul Informação Rita Marques.

«Dos 400 mil profissionais do setor, cerca de 230 mil estiveram em lay off e, portanto, entendemos que estes próximos meses são, também, de oportunidade. Encerram oportunidades para requalificar, reforçar as competências destes profissionais, para Portugal continuar a ser distinguindo como melhor destino turístico do mundo», reforçou a secretária de Estado do Turismo.

Entretanto, em Outubro e Novembro haverá dois eventos no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, suscetíveis de dinamizar fortemente o turismo algarvio: a Fórmula 1 e o Moto GP.

«Saibamos nós cumprir as regras e garantir que a evolução da situação epidemiológica do país é favorável, para que possamos acolher estes eventos com público. Estamos a fazer o possível, todos nós temos que fazer esse trabalho e garantir que as regras são cumpridas, de modo a que a situação evolua favoravelmente e que possamos já acolher no dia 25 de Outubro um AIA com o máximo de público possível», desejou a governante.

É que, explicou Rita Marques, no que toca ao público nos dois grandes eventos de desportos motorizados que o Algarve vai receber em breve, há «vários cenários».

«Todos os cenários contemplam público, mas diferentes intensidades de público. Essa é uma negociação, enfim, são conversas técnicas, reuniões técnicas, que têm decorrido com a Direção Geral de Saúde e com o promotor do evento, no sentido de encontrarmos o melhor cenário, tendo em conta a situação difícil que nos encontramos», rematou.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub