Tem um pneu da bicicleta furado? A Escola Pinheiro e Rosa arranja

Espaço foi inaugurado e até já arranjou duas bicicletas

É uma oficina aberta a todos e que vai consertar as bicicletas de quem quiser. A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, inaugurou, esta terça-feira, 22 de Setembro, esta nova valência que «representa a continuação de todo o nosso projeto educativo muito focado no desenvolvimento sustentável». 

E esse projeto tem um nome: chama-se “BikeMe” e tem incentivado alunos, professores e funcionários a irem de bicicleta para a escola.

Por isso, o Dia Mundial sem Carros, na passada terça-feira, foi o pretexto ideal para dar mais um passo em frente (ou será uma pedalada?), com a inauguração da oficina de bicicletas.

«No fundo, vamos reparar as bicicletas de quem quiser. Basta, a qualquer pessoa, trazê-la. Haverá manutenção das bicicletas dos professores, alunos, funcionários e temos um protocolo com a Universidade para darmos apoio às bicicletas de lá. Também já falei com a PSP, no sentido de fazermos um protocolo», explicou Francisco Soares, diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, ao Sul Informação. 

 

 

Na oficina trabalharão alunos, «tanto de cursos profissionais como do ensino regular» e um professor responsável. «Esta será uma atividade não digo completamente extracurricular, mas que viverá, também, do trabalho voluntário de alunos e professores», enquadrou o diretor, ele próprio um aficionado das bicicletas.

A criação desta oficina surgiu de «uma necessidade». É que «já há muito mais alunos a chegar à escola de bicicleta», garante Francisco Soares.

«Começámos a ter solicitações de alunos e professores e decidimos implementar esta oficina dentro da escola. O nosso objetivo é sempre incentivar à mudança da mobilidade e trabalhar isso desde tenra idade», acrescentou.

Para a criação da oficina, o Agrupamento de Escolas contou com o apoio da Câmara de Faro, que comprou o abrigo onde tudo vai funcionar (por enquanto, a oficina está alojada numa pequena sala da escola).

Sophie Matias, vereadora da Câmara de Faro, esteve presente na inauguração desta nova valência, onde fez questão de realçar, tal como já tinha feito Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, o «trabalho excecional» feito na Pinheiro e Rosa.

«Este Agrupamento é uma referência e oxalá outros repliquem estas ideias», acrescentou a vereadora farense.

Sophie Matias, que foi de bicicleta para a inauguração, deixou mesmo um desafio aos alunos que a ouviam: «façam o o mesmo! Venham de bicicleta! E passem a palavra!».

 

Fotos: Flávio Costa | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub