Teatro Experimental de Lagos recebe apoio de 11 mil euros da Câmara

Montante pretende apoiar projetos que vão arrancar já em Setembro

A Câmara Municipal de Lagos aprovou na reunião de Câmara de 2 de Setembro a atribuição de um subsídio de 11 mil euros ao TEL – Associação Teatro Experimental de Lagos, «como forma de apoio à criação artística e tendo em vista a dinamização de um conjunto de atividades dedicadas a vários públicos que terão início já no mês de Setembro».

“I See You” é uma das atividades programadas, sendo uma co-produção do TEL com as companhias de novo circo Vaya (Portugal e Chile) e a B-Side Company (França).

O projeto, explica a Câmara de Lagos, «é uma investigação cénica acrobática que reúne artistas circenses locais e estrangeiros (Portugal, Itália e França) que parte da ideia de colocá-los e ao público dentro da cabeça de uma mulher e de usar o novo circo como mecanismo para revelar a estrutura do seu pensamento, da sua mente e do seu mundo interior».

Este espetáculo terá duas apresentações no Centro Cultural de Lagos (18 e 19 de Setembro), assim como nos agrupamentos das escolas Júlio Dantas e Gil Eanes.

“Ventania” é outro projeto já conhecido do público na zona do Barlavento e que «vem dar continuidade ao trabalho realizado em anos anteriores». Este evento engloba espetáculos de circo, dança, teatro, música, gastronomia e arte. É dirigido a todos os públicos e irá realizar-se nos meses de Setembro e Outubro nas localidades de Lagos, Lagoa, Portimão e Sagres.

Do projeto faz também parte um ciclo de formação intensiva intitulado “Movimentos no Espaço”, que deve decorrer longo do mês de Novembro, no espaço cultural do Teatro Experimental de Lagos, onde os participantes poderão aprender circo, dança, narração oral e teatro. Esta formação pretende aproximar as artes dos cidadãos e potenciar a experimentação e a criatividade.

“Em que pensas tu?” é outro dos projetos artísticos, este numa vertente pedagógica, que concilia dança e teatro, sendo dedicado ao público escolar e tendo sido adotado pelo Agrupamento de Escolas Júlio Dantas no ano letivo 2019/2020.

O TEL assegura «que todas as atividades programadas decorrem num formato adequado às limitações impostas pela atual situação de pandemia e com o cumprimento de todas as regras da Direção-Geral da Saúde».

 



Comentários

pub