Teatro das Figuras tem “Carta a Amália” por Júlio Resende e homenagem a Beethoven

Fadista Camané e o pianista Mário Laginha vão também dar concerto em conjunto

O espetáculo “Carta a Amália”, de Júlio Resende, um concerto de homenagem a Beethoven e ainda um momento especial que juntará Camané e Mário Laginha são alguns dos destaques da programação de Outubro do Teatro das Figuras, em Faro.

A celebração do Dia Mundial da Música, a 1 de Outubro, decorre com “Carta a Amália”, de Júlio Resende, a partir das 21h30, um espetáculo em que, depois do sucesso do disco “Amália”, o pianista volta a homenagear a fadista, desta vez numa Carta Aberta em forma de concerto, no ano em que se comemoram os 100 anos do nascimento da diva maior do Fado.

A celebração dos 250 anos do nascimento de Beethoven acontece no dia 8 (19h00) com “Beethoven e a Sua Época” .

A recriação do concerto Akademie, pela Orquestra Clássica do Sul, realiza-se nos dias 29 e 31.

A 16 de Outubro, às 21h30, o fadista Camané e o pianista Mário Laginha apresentam em palco os temas retirados de “Aqui está-se sossegado”, disco nomeado para os Grammy Latinos 2020.

No contexto do ciclo de poesia, assinalam-se os dois primeiros espetáculos, no dia 6 com a performance literária, musical e teatral “A Gaveta de Pedra”, de Rogério Cão e Nanook, e a Poezia Bruxa com textos e voz de Pedro Monteiro e música e contrabaixo de Paulo Strak, no dia 20.

Otus, a 24 de Outubro, é a proposta de circo contemporâneo que a Companhia Oliveira & Bachtler levam ao Teatro das Figuras, num convite à abstração através do teatro físico, do movimento ou da técnica clown.

A meio do mês, a 15 de Outubro, destaca-se a estreia da peça de teatro juvenil “Romeu e Romeu” (11h00 e 21h30), uma coprodução do LAMA – Laboratório de Artes e Média do Algarve com o Teatro das Figuras e para a apresentação da peça “Turma de 95”, de Raquel Castro, da qual o Teatro das Figuras também é coprodutor, ambos no âmbito do ciclo Às Quintas no Teatro.

O Maior Show Infantil, a 3 de Outubro, junta em palco algumas das maiores personagens do mundo infantil, do Bob Esponja, ao Olaf, passando pelo Mickey e pela Minnie, num espetáculo multidisciplinar para maiores de 6 anos.

Já os pais com bebés até aos 3 anos de idade podem assistir a “Rollover Beethoven”, no dia 11, uma proposta da Trupe dos Bichos a partir de música de dança escrita por Beethoven no final do séc. XVIII. Igualmente para crianças até aos 3 anos de idade destina-se “O Meu Amigo Robô”, um espetáculo de teatro e música eletrónica agendado para 25 de Outubro.

Continuam as palestras online Vidas Com Arte, no canal de Youtube do Teatro das Figuras, que começaram na quarentena e têm como objetivo dar a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas já com créditos firmados mas também de novos artistas emergentes: no dia 14 de Outubro o convidado é o coreógrafo Victor Hugo Pontes.

Por fim, continuará a haver a formação online Cria o teu Beat com Rafael Correia, no dia 20, e a Oficina de Movimento com Diogo Santos, no dia seguinte, a 21.

 



Comentários

pub