Tavira e Louletano integram lote de 15 equipas que disputa a Volta a Portugal

105 corredores em dez equipas nacionais e cinco estrangeiras

Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel e Aviludo-Louletano são as duas equipas de ciclismo algarvias que integram o lote de 15 formações nacionais e estrangeiras que vão disputar a Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa entre 27 de Setembro e 5 de Outubro.

Envolvendo um total de 105 corredores, há dez formações portuguesas, enquanto as restantes vêm de fora.

As nove equipas continentais portuguesas têm na Volta o principal objetivo do ano, esperando-se forte protagonismo das formações Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Aviludo-Louletano, Efapel, Feirense, Kelly-InOutBuild-UDO, LA Alumínios-LA Sport, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista e W52-FC Porto.

A representação nacional estará ainda a cargo da Equipa Portugal. «Será uma seleção nacional maioritariamente composta por corredores sub-23, num elenco que visa dar uma oportunidade e um palco de excelência a ciclistas de equipas de clube portuguesas e a jovens corredores nacionais que representam equipas estrangeiras e que, em 2020, devido à pandemia, viram os respetivos calendários fortemente condicionados», explica a Federação Portuguesa de Ciclismo.

O pelotão vai ainda contar com cinco equipas estrangeiras, todas de categoria ProTeam, o segundo patamar internacional, logo a seguir ao WorldTour.

Entre os conjuntos convidados estão a ProTeam mais cotada no ranking mundial, a francesa Team Arkéa-Samsic, 12.ª da hierarquia internacional.

O português José Azevedo vai dirigir, na Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa, outro conjunto gaulês, Nippo Delko Provence.

De Espanha, chegam a Burgos-BH e a Caja Rural-Seguros RGA. A Rally Cycling está já a estagiar em Portugal e vai representar os Estados Unidos da América no pelotão voltista.

A situação pandémica e a necessidade de tomar todas as medidas de mitigação de riscos levaram a Federação Portuguesa de Ciclismo a decidir ter um pelotão com menos 20 por cento de corredores do que os presentes na Volta a Portugal de 2019.

Por esse motivo, não foi possível aceder aos pedidos de participação de mais duas formações ProTeam e de quatro continentais, explica a Federação.

 

 


Comentários

pub