Reino Unido mantém Portugal na lista segura de destinos turísticos

Apesar do aumento de casos, o nosso país mantém-se na lista

Turistas à chegada ao Aeroporto de Faro – Foto: Nuno Costa | Sul Informação

Portugal não será acrescentado à lista do Governo do Reino Unido dos países inseguros, ou seja, aqueles para os quais os turistas britânicos, ao regressar a casa, têm de fazer uma quarentena de duas semanas. Isto apesar do aumento de casos em todo o país. A informação foi avançada há pouco pela BBC, no seu site.

O canal de televisão britânico acrescenta que o ministro dos Transportes do Reino Unido disse que «não há nenhuma adição ou retirada hoje» à lista de países inseguros.

«Continuamos a manter a lista do corredor aéreo sob constante revisão e não hesitaremos em retirar países, se necessário», acrescentou Grant Shapps, citado pela BBC.

No Twitter, o ministro alertou ainda os turistas de que «os países com quarentena de 14 dias podem mudar e mudam num prazo muito curto».

Esta decisão diz, para já, apenas respeito a Inglaterra. Outras partes do Reino Unido, como a Escócia, Gales ou Irlanda do Norte, podem até decidir de forma diferente. Mas é dos aeroportos ingleses que chega a maioria dos turistas britânicos que procuram o Algarve.

Portugal tinha sido acrescentado à lista de países seguros no passado dia 20 de Agosto, mas, devido ao crescimento de casos nos últimos dias, nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte, havia o receio de que pudesse ser retirado.

Aliás, ontem surgiram notícias de que havia mesmo turistas britânicos a antecipar o seu regresso de férias, para escapar a um eventual estabelecimento de quarentena obrigatória, no Reino Unido.

No domingo passado, em visita às Caldas de Monchique, o Presidente da República tinha considerado, porém, não haver «neste momento circunstâncias que justifiquem a inversão da última decisão do Reino Unido em relação a Portugal».

O Chefe de Estado considerou que tal seria uma injustiça ainda maior em relação ao Algarve: «ao longo das últimas semanas, nesse aumento de casos que tem havido não se pode dizer que haja um peso decisivo do números algarvios. Não há!».

Hoje, em todo o país, o número de novos casos foi de 418, a segunda vez que a fasquia passa acima das quatro centenas em cerca de uma semana. O Algarve registou esta quinta-feira 18 novas infeções, segundo os dados anunciados pela Direção-Geral de Saúde.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub