PSD: «Rede de tráfico de migrantes tem contado com a cumplicidade silenciosa do Governo»

O desembarque de ontem foi o sétimo conhecido, «não sendo possível apurar os que não foram detetados»

Os três deputados algarvios eleitos pelo PSD consideram que existe uma «rede de tráfico de migrantes no Algarve», que «tem contado com a cumplicidade silenciosa do Governo».

Os parlamentares denunciam «a gritante omissão do Estado, que tem permitido que os migrantes ilegais se coloquem em fuga depois de ficarem sob custódia do Estado, é um convite para que estas operações se repitam e traduzem uma falência do Estado de Direito».

Acrescentam que «devem ser revistos os procedimentos para que não seja possível que depois de serem intercetados, permaneçam tempo infindável sob a custódia do Estado, fujam ou sejam libertados, pois isso é interpretado como um êxito para essas redes de tráfico que exploram o desespero dessas pessoas e constituem uma grave ameaça à nossa região e ao país».

Em nota enviada às redações, os parlamentares social-democratas recordam que «a costa algarvia registou mais um desembarque de migrantes ilegais na região, desta feita 28 cidadãos marroquinos. É o sétimo desembarque conhecido, não sendo possível apurar os que não foram detetados».

«Em tempo útil, aquando dos primeiros desembarques, os deputados do PSD Algarve, Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos, questionaram presencialmente o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, a propósito do sucedido, o qual desvalorizou o assunto, retorquindo que a ideia de que estávamos perante uma rede de tráfico ilegal era ridícula, mesmo quando os desembarques se intensificavam e os detalhes dos mesmos relatavam uma crescente sofisticação dos meios ao dispor».

Os deputados informam que vão questionar o ministro da Administração Interna para «exigir que organize uma rápida resposta do ponto de vista operacional, de vigilância e judicial, de modo a, enquanto é tempo, não permitir que esta rota se venha a consolidar».

 

 


Comentários

pub