Próxima “Conversa Qriativa” fala sobre o potencial de valorização da cana

A Cana (Arundo donax) é uma matéria-prima abundante no Baixo Guadiana

“A Cana e a sua utilização na arquitetura sustentável”. Este vai ser o tema, no próximo dia 22 de Outubro, às 18h30, da 5ª Conversa Qriativa, em formato digital, que contará com a participação da Cooperativa Voltes (https://voltes.coop/) de Barcelona.

A Cana (Arundo donax) é uma matéria-prima abundante no Baixo Guadiana, «cujo potencial de utilização em áreas como a construção é bastante interessante e esta conversa pretende precisamente dar a conhecer esse valor», diz a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade.

«Num momento em que se pretende apostar cada vez mais em modelos de desenvolvimento sustentável e de apoio à economia local das regiões do interior, a utilização da cana em bioconstrução pode abrir espaço a iniciativas inovadoras de valorização dos recursos endógenos e na criação de emprego», acrescenta.

É esse o objetivo desta ação que terá continuidade em Novembro com a realização de um workshop e depois em 2021 com cursos e apoio ao estabelecimento de iniciativas empreendedoras em torno desta temática.

Esta ação integra-se numa abordagem de valorização da Cana, em parceria com a Câmara Municipal de Alcoutim, incluindo a criação de um espaço de valorização e inovação da Cana a criar em Alcoutim no âmbito do Projecto Magallanes_ICC.

Esta 5ª Conversa Qriativa é promovida pela Cooperativa QRER que dinamiza a QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve, no âmbito do projecto Magallanes_ICC, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do programa Interrreg V A España – Portugal ( POCTEP) 2014 – 2020.

Este projeto conta também com o apoio das Câmaras de Loulé e de Alcoutim, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e da Escola Profissional Cândido Guerreiro de Alte.

A Voltes é uma cooperativa especializada em vários campos da arquitetura e urbanismo: bioconstrução e sustentabilidade, reabilitação, participação cidadã, educação e antropologia. Baseiam-se na capacitação por meio do trabalho coletivo, na capacidade das pessoas para definir os espaços que habitamos, e encaram a sua prática como uma ferramenta de transformação social. Estão comprometidos com a pesquisa e o rigor técnico para avançar numa relação de respeito entre o ambiente construído e a sociedade.

Apesar das inscrições serem gratuitas, os interessados deverão realizar a sua inscrição através deste formulário online até às 23h00 de dia 20 de Outubro.

Comentários

pub