Portugal Masters: Três instituições de solidariedade social beneficiam da iniciativa «Golf for Good»

Existir, APEXA e EDGA irão distribuir entre si uma verba que poderá chegar aos 50 mil euros, dependendo do número de birdies e eagles que os craques do European Tour carimbarem

José Pedro Sottomayor mostra a uma criança como executar o putt numa cadeira de rodas – Fotografia: Bruno Rato

Três instituições de solidariedade social irão partilhar entre si uma contribuição que poderá atingir os 50 mil euros, decorrentes da iniciativa Golf for Good do European Tour, que esta semana estará a ser levada a cabo no Portugal Masters, o mais importante torneio de golfe português, que está a decorrer em Vilamoura.

A Vilamoura World, parceira do torneio que conta para a Corrida para o Dubai de 2020, julga poder distribuir 25 mil euros por duas instituições sociais locais – a Existir, designada pela própria Vilamoura World, e a APEXA, nomeada pelo Turismo de Portugal.

Por cada birdie concretizado pelas estrelas do circuito profissional europeu que competem no Algarve, será atribuída uma verba de 200 euros, bem como 500 euros por cada eagle carimbado no buraco 17 (um Par-5), no Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura.

O European Tour irá contribuir, por seu lado, com um valor igual, duplicando o montante, permitindo que a EDGA (European Disabled Golf Association) mantenha a sua parceria de longa com o estatuto de instituição de solidariedade social oficial do Portugal Masters. Estará, desse modo, assegurado um montante de, pelo menos 16.666 euros a cada uma destas três instituições.

A iniciativa Golf for Good foi lançada nos seis torneios do UK Swing e arrecadou um total de 67.384,20 euros para programas de solidariedade social ao nível local, nacional e internacional.

Golf for Good tem como objetivo retribuir para a sociedade em três setores principais – apoiar as comunidades por onde o European Tour passa; recompensar os verdadeiros heróis da pandemia COVID-19, como, por exemplo, os trabalhadores da chamada linha de frente; e ainda promover os muitos benefícios da prática do golfe para a saúde que o golfe oferece.

As três instituições de solidariedade social que irão recolher fundos através do Portugal Masters promovem a inclusão social de diversas formas e beneficiam os cidadãos das suas comunidades locais, mas também contam com ações em todo o todo o território nacional.

A missão da APEXA consiste em promover a inclusão de pessoas com e sem deficiência no Algarve, nas áreas da saúde, reabilitação, lazer, desporto, educação, formação e trabalho. Promove o direito à igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida, priorizando a satisfação e realização pessoal.

A Existir é uma instituição de solidariedade social com sede em Loulé, que atua há mais de 25 anos e apoia pessoas e famílias necessitadas em toda a região. A sua missão é desenvolver respostas adaptadas às populações com deficiência, cidadãos e famílias em situação de carência económica e social da região do Algarve, elevando o nível de bem-estar físico, mental e social e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

A EDGA é uma organização voluntária sem fins lucrativos, ativa na promoção e realização de oportunidades para cidadãos com deficiência poderem experimentar, praticar e competir em golfe. A EDGA iniciou, desde os finais de 2017, em Vila Sol, um modelo de participação em Portugal com as verbas decorrentes da sua parceria com o Portugal Masters e o European Tour.

Em Portugal, a EDGA tem ministrado formação a 25 colaboradores de apoio e fisioterapeutas para ajudar a posicionar o golfe na oferta desportiva de pessoas com deficiência. Pretende-se mudar a perceção do público sobre o golfe e implementar os diversos benefícios da sua prática para a saúde das pessoas com deficiência. As instalações e os funcionários recebem treino em português e, de seguida, recebem o equipamento e os recursos necessários para realizar as sessões nas suas próprias instalações.

 

Estrelas do European Tour e da EDGA com Filipe Lima e José Pedro Sottomayor ao centro – Fotografia de Warren Little-Getty Images-MR

 



Comentários

pub