Portimonense será «um amigo e não um rival» para o Farense na I Liga

Desde 2010/2011, que não havia dois clubes do Algarve a disputar a I Liga ao mesmo tempo

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

O Portimonense será «mais um amigo do que um rival» no regresso do Farense à I Liga, 18 anos depois. Esta é a convicção de Sérgio Vieira, treinador da equipa da capital do Algarve, que vê como «um factor muito positivo» haver duas equipas da região no principal escalão do futebol português.

Desde 2010/2011, que não havia dois clubes do Algarve a disputar a I Liga ao mesmo tempo, com Portimonense e Olhanense, na altura.

A poucos dias do início do campeonato 2020/2021, Sérgio Vieira, em entrevista ao Sul Informação, mostrou a sua satisfação com o facto de, nesta época, Farense e Portimonense estarem juntos na I Liga.

«É um factor muito positivo, até porque, para nós, é uma viagem a menos», começou por dizer. É que o Portimonense, acredita o técnico dos leões de Faro, «será mais um amigo do que um rival, porque nos vai ajudar a crescer».

Sérgio Vieira vê mesmo como «fundamental, para o Algarve» que existam ainda mais equipas na I Liga, «tal como acontece no Norte, no sentido de ser tornarem competitivas e até de se ajudarem mutuamente».

«Tem de ser essa a lógica do futebol e da vida. Só quando o meio é competitivo é que também crescemos e saímos da nossa zona de conforto», acrescentou o técnico que tem como grande objetivo esta época a manutenção dos algarvios na I Liga.

Esta será a segunda temporada de Sérgio Vieira como treinador do Farense. Na última época, apesar do fim precoce devido à pandemia da Covid-19, o técnico conseguiu perceber que, «pela questão geográfica, as dificuldades dos clubes do Algarve são muito maiores, devido às distâncias que têm de percorrer».

«É muito fácil percebermos a diferença nos trajetos que um jogador de uma equipa do Norte faz… Em 30 minutos, está em casa. Aqui, nas equipas do Sul, são precisas 5 ou 6 horas, chegamos de noite, exaustos, o que desgasta naturalmente», lamentou.

Logo na primeira jornada, marcada para domingo, às 18h30, o Farense vai jogar contra o Moreirense, em Moreira de Cónegos. Nas bancadas, já se sabe, não haverá adeptos, mas Sérgio Vieira garante que o clube vai «ter uma estratégia de motivação para honrar os nossos adeptos».

«Não estarão presentes fisicamente, mas estarão sempre na nossa mente. Sabemos que eles, em algum lado, vão estar connosco», disse o treinador.

De resto, o técnico dos algarvios confessou que, no ano passado, percebeu «a paixão» que os adeptos do Farense têm pelo clube.

«Senti essa paixão de forma muito determinada, carinhosa para com a equipa, apoiando do primeiro ao último segundo. De facto, os adeptos são especiais», concluiu.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 

 



Comentários

pub