Portimão mostra o seu património cultural e rural no Dia Mundial do Turismo 

No domingo, dia 27

Imagem de Arquivo – Foto: Elisabete Rodrigues / Sul Informação

Portimão vai celebrar o Dia Mundial do Turismo com passeios de burro e de jeep no interior do concelho, com exposições e com o lançamento de novas ferramentas destinadas aos que visitam o concelho, no domingo, dia 27.

Um dos pontos altos do programa, montado em conjunto pela Câmara Municipal e pela Associação Turismo de Portimão, será «um Jeep Safari que propõe aos participantes viajarem ao interior do concelho e experimentarem diversas atividades, entre as quais passeios de burro em espaço rural, numa colaboração entre as empresas Burro Ville e Portitours».

«Estão previstas saídas às 9h30 e às 14h30, funcionando o Posto de Turismo de Portimão como ponto de encontro. As inscrições para as duas saídas são obrigatórias e limitadas a dez pessoas por safari, devendo ser feitas pelo telefone 282 402 487 ou para o email [email protected]», segundo a Câmara de Portimão.

Portimão também vai aproveitar o Dia Mundial do Turismo para «iniciar a disponibilização de informação turística em formato digital nos dispositivos móveis dos visitantes que afluírem ao Posto de Turismo de Portimão, que abre as portas entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30».

«Com recurso a esta aplicação web, criada especificamente para o efeito, será ainda possível visionar pequenos vídeos temáticos no interior do Posto de Turismo, com apontamentos sobre a oferta turística do concelho», descreve a autarquia.

Neste posto, também, vai passar a estar disponível, a partir de domingo, a nova edição do guia “Passeios Culturais”, «que reúne a oferta do património edificado e natural do concelho, propondo sete percursos, através da divulgação dos pontos de encontro com a história existentes em Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande».
Esta efeméride também será celebrada, em Portimão, através das fotografias que integram a exposição “O Património Rural”, de António Marreiros, «com imagens que refletem a ruralidade do concelho, que tem muito mais para oferecer do que apenas sol e praia». A mostra ficará patente até 4 de Outubro.

Também a Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande irá acolher uma mostra, neste caso sobre “A Nossa Cultura Sai à Rua“, «com imagens sobre a riqueza do património rural da freguesia e a sua importância enquanto herança cultural». A mostra poderá ser apreciada até 11 de outubro.

No domingo à tarde, às 15h00, o coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes será ponto de encontro para o passeio cultural “Paisagens Urbanas”, «durante o qual a cidade e a sua dimensão patrimonial será apresentada a partir da zona ribeirinha, com passagem por praças, largos e jardins».

A inscrição é obrigatória e limitada a oito pessoas, devendo ser feita pelo telefone 282 402 487 ou pelo email [email protected].

No Dia Mundial do Turismo o Museu de Portimão (10h00 às 18h00) e o Centro de Acolhimento e Interpretação de Alcalar (das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h00) terem entrada livre.

 



Comentários

pub