Portimão “lava a cara” e dá toque (ainda mais) radical ao Parque da Juventude

Última fase do projeto irá custar cerca de 1,3 milhões de euros

Parque da Juventude de Portimão «vai ter cara lavada e vida nova», anunciou a Câmara portimonense, que se propõe a gastar cerca de 1,3 milhões de euros para «tornar mais atrativo o maior espaço verde da cidade».

A Câmara de Portimão já aprovou a abertura de um procedimento para a segunda e última fase da requalificação paisagística do Parque da Juventude e o concurso será em breve publicado no Diário da República.

Na calha, está «uma profunda intervenção» com dois grandes objetivos: a requalificação da infraestrutura em si e a criação de um parque radical desportivo «que vá ao encontro de um desejo antigo da comunidade local, sobretudo dos jovens».

«No fundo, a Câmara de Portimão visa tornar mais atrativo o maior espaço verde da cidade, criando melhores condições de lazer numa área superior a 15.300 metros quadrados, através da uniformização de toda a estrutura, com renovação da sua imagem», segundo a autarquia portimonense.

Outro dos objetivos desta intervenção «é tornar o Parque da Juventude sustentável e socialmente inclusivo».

 

 

«Para além da criação de novas estruturas e de melhoramentos nas existentes, esta intervenção criará uma ligação entre as entradas sul e norte do Parque da Juventude. Nalguns locais serão construídos passadiços sobrelevados, que poderão mesmo atingir o nível da copa das árvores», descreve a Câmara de Portimão.

«A acessibilidade e mobilidade dos percursos pedonais constitui outra das prioridades do projeto, permitindo a qualquer pessoa passear pelo parque e utilizar os seus equipamentos. Por sua vez, serão substituídos os painéis informativos e a atual sinalética, bem como o mobiliário urbano e as papeleiras», acrescentou.

A aposta na componente de promoção da sociabilização passará «pela criação de uma zona de merendas, estando igualmente consagrada a edificação de uma torre de vigia na área mais alta e central, para que os visitantes desfrutem de uma vista panorâmica do espaço verde que os rodeia».

Quanto ao atual lago, situado à entrada do parque, «será renaturalizado, pelo que serão introduzidas plantas depuradoras de água e um deck».

O parque de estacionamento vai ser ampliado os obstáculos visuais no exterior que impeçam a clara visualização da entrada do Parque da Juventude serão eliminados.

 

 

De caminho, a autarquia irá construir «um parque radical para todos os gostos», na área perpendicular à Avenida S. Lourenço da Barrosa, «mais conhecida como V6», no mesmo local «onde existia uma pista para carros telecomandados».

«A ideia conceptual foi baseada na tradução geográfica da zona costeira de Portimão, nomeadamente da Praia da Rocha, sem esquecer o interior do concelho», o que fará com que os diferentes equipamentos para atividades radicais remetam para «elementos icónicos» do concelho, «como o Forte de St. Catarina de Ribamar, o Miradouro e o Molhe/Pontão da Praia da Rocha».

«As estruturas, dirigidas a várias faixas etárias e com diferentes graus de dificuldade, adaptam-se à morfologia do terreno e proporcionarão aos praticantes do parque o caráter de iniciação, preparação e aperfeiçoamento. Haverá inúmeros elementos de street section, com obstáculos e desníveis repletos de desafios, para todos os gostos e capacidades atléticas», revelou a Câmara de Portimão.

Ainda nesta zona sul do Parque da Juventude, onde originalmente havia rampas de madeira, vai ser edificado um polidesportivo descoberto, para utilização como campo de jogos informal.

Também faz parte do plano a construção de um novo quiosque em semicírculo, «com duas áreas de esplanada, uma coberta e outra envidraçada».

A empreitada prevê ainda a instalação de antenas wifi em diversos pontos do Parque da Juventude e a reabilitação da rede iluminação na zona do Parque Radical e a criação de dois parques infantis, «com equipamentos adequados a diversas faixas etárias, reforçando a oferta existente, presentemente composta por um pequeno espaço com baloiços».

«Os mais velhinhos poderão brincar no parque situado junto à entrada sul, enquanto o receio dos pequeninos se localizará perto da entrada norte», concluiu a Câmara de Portimão.

O Parque da Juventude de Portimão, inaugurado em 1996, localiza-se junto à Urbanização Alto do Pacheco. Há cerca de um ano, a Câmara apostou na criação de uma pista de BMX Race, no âmbito de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019, que é «considerada uma das melhores do país».

 



Comentários

pub