Pescadores de Lagos também ajudam a manter o Mar sem Lixo

A comunidade piscatória de Lagos é a sexta do Algarve a aderir ao projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”

Pescadores de Lagos aderiram ao projeto “A Pesca por um Mar sem Lixo” e vão ajudar a reduzir o lixo marinho na costa portuguesa.

Ao todo, aderiram à iniciativa 31 embarcações e 67 pescadores que operam a partir do Porto de Pesca lacobrigense.

Lagos é o 17º porto de pesca a aderir a esta iniciativa, numa parceria que envolve a Docapesca, Câmara Municipal de Lagos, Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Barlavento Algarvio, Cooperativa dos Armadores de Pesca do Barlavento (Barlapesca), Associação Portuguesa de Lixo Marinho e Algar.

“A Pesca por um Mar Sem Lixo” é um projeto coordenado pela Docapesca que promove «a recolha dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra e posterior valorização».
«O projeto une organizações de produtores, armadores e pescadores, bem como entidades públicas e privadas dos portos, visando a melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa», revelou a Docapesca.

A nível nacional, estão envolvidas nesta iniciativa «745 embarcações, que representam 2.814 pescadores, e quase 80 organizações de produtores, associações, municípios, empresas de recolha de resíduos, ONG e administrações portuárias».

No Algarve, há mais cinco comunidades piscatórias aderentes, a da Ilha da Culatra (desde 2017), e as de Sagres, Portimão, Quarteira e Olhão (desde 2019).

 

Fotos: Docapesca

 



Comentários

pub