“O Homem do Fogo” exibe-se em São Brás

“O Homem do Fogo” insere-se no projeto “Não brinques com o fogo”

O espetáculo “O Homem do Fogo” é apresentado este sábado, 26 de Setembro, a partir das 21h30, no Jardim da Verbena, em São Brás de Alportel. A sessão contará com a presença de Ângela Ferreira, secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural. 

“O Homem do Fogo” insere-se no projeto “Não brinques com o fogo”, lançado este ano fruto da parceria entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e o Ministério da Cultura e tem como objetivo sensibilizar as populações e mobilizar as pessoas para a mudança de comportamentos relativos ao uso do fogo.

Em São Brás, será exibido um espetáculo multidisciplinar, criado a partir de um conto tradicional chinês, que recorre à animação com areia, música e palavra para transmitir uma mensagem de prevenção e cuidado para com as pessoas e as florestas.

Para o desenvolvimento do projeto “Não Brinques com o Fogo” a nível regional foram assinados quatro protocolos de colaboração entre a AGIF e as Direções Regionais de Cultura (DRC) do Norte, Centro, Algarve e Alentejo, que preveem que as DRC se tornem operadoras do projeto durante um ano.

O investimento da AGIF de 185 mil euros, a ser operado pelas quatro DRC, destina-se à produção de espetáculos multidisciplinares ao ar livre e ações de capacitação das populações.

As iniciativas culturais serão apresentadas nos concelhos considerados prioritários e o concelho de S. Brás de Alportel foi o escolhido no Algarve, devido ao seu grau de risco elevado.

O projeto-piloto “Não Brinques com o Fogo” pretendeu ensaiar uma abordagem inovadora com o objetivo de veicular mensagens-chave sobre comportamentos de risco a alterar face aos incêndios rurais, promovendo a mudança de atitudes através da sensibilização das populações sobre a valorização da floresta e da conservação da natureza e as boas práticas na utilização do fogo para a gestão da vegetação e do território.

O espetáculo “O Homem do Fogo” conta com encenação de Lília Parreira (Grupo de Teatro Experimental Amador de São Brás), música da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e criação dramática e narração de Fernando Guerreiro.

A organização é da ARCA – Associação Recreativa e Cultura do Algarve, ACREMS – Associação Cultural Recreativa Escola de Música Sambrazense, Junta de Freguesia de São Brás de Alportel com o apoio do Município de São Brás de Alportel.

A entrada é gratuita, mas tem de a reservar, podendo enviar e-mail para [email protected] ou pelo telefone 289 840 211.

Comentários

pub