Novo DiVaM faz-se com mais agentes culturais para responder à crise

Direção Regional de Cultura do Algarve optou por apoiar mais entidades e por ter uma «programação intensa» até ao final do ano

O programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Regional de Cultura do Algarve, vai apoiar, até final do ano, mais agentes culturais do que é habitual, para os ajudar a ultrapassar a crise causada pela pandemia.

A Direção Regional vai apresentar amanhã, sábado, nas Ruínas de Milreu, em Estoi (Faro), a edição deste ano do DiVaM, que vai assegurar «uma programação intensa» em seis monumentos de cinco concelhos, garantida por 27 associações culturais do Algarve. Também a época dos eventos é diferente, uma vez que a temporada só agora começa, devido à pandemia.

Em 2020, o tema do DiVam é “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”.

Apesar de não querer adiantar iniciativas específicas, para não levantar muito o véu sobre o que será amanhã apresentado, Adriana Nogueira, a diretora regional de Cultura do Algarve, disse ao Sul Informação que o programa tem em conta a crise causada pela Covid-19.

«Vamos apoiar mais associações, porque esta situação de pandemia nos levou a querer apoiar o máximo de entidades, entre aquelas que nos vieram solicitar esse apoio», explicou.

«Este programa poderá ser um balão de oxigénio para muitos agentes culturais e nós sabíamos disso. É por isso que fazemos este esforço», afirmou Adriana Nogueira.

Desta forma, e tendo em conta que, devido à pandemia, em vez dos habituais nove meses, o DiVam terá de se realizar, este ano, em apenas três meses e meio, «haverá atividades praticamente todos os fins-de-semana».

«Isto foi muito discutido dentro da Direção Regional, porque, ou não apoiávamos todos ou teria de haver atividades todos os fins de semana. Então, lançámo-nos nesta aventura de não parar», contou.

«Isto vai ser difícil de conjugar, mesmo com a nossa equipa, mas foi a nossa aposta: apoiar todos e fazer uma programação intensa até Dezembro», reforçou a diretora regional de Cultura.

 

Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Como sempre, a ação distribuir-se-á por seis monumentos do Algarve, afetos à Direção Regional, situados em cinco concelhos: as Ruínas Romanas de Milreu (Faro), a Fortaleza de Sagres e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo), o Castelo de Paderne (Albufeira), os Monumentos Megalíticos de Alcalar (Portimão) e o Castelo de Aljezur.

«Vamos ter duas atividades naqueles monumentos que estão a passar da Direção Regional de Cultura para os municípios, nomeadamente duas no Castelo de Paderne, duas em Alcalar e outras tantas no Castelo de Aljezur», revelou.

«Depois, o grosso das atividades serão na Fortaleza de Sagres e na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, em Vila do Bispo, e nas Ruínas de Milreu, em Faro», acrescentou Adriana Nogueira.

O pontapé de saída para a programação será dado amanhã, em Milreu, com a apresentação do projeto “Música: de todos e para todos”.

Esta é uma «performance musical com instrumentos de sopro e percussão e direção de Albano Neto, cujas peças musicais, de influências de vários pontos do mundo e com um simbolismo associado à questão dos direitos humanos, serão intercaladas com a oralidade dos microcontos de Fernando Guerreiro, num fio condutor demonstrativo da universalidade da música e da importância da palavra, como forma de transmitir uma mensagem».

Este espetáculo é realizado na sequência da celebração do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas e é promovido pela ACREMS- Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrasense.

Seguem-se muitas mais iniciativas, entre oficinas educativas, projetos performativos, musicais e interdisciplinares, palestras, cinema, literatura ou artes visuais. A programação de Setembro pode ser consultada abaixo.

 

Ângela Ferreira, secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural – Foto: Flávio Costa|Sul Informação

 

Este é um exemplo do reinício da atividade cultural que, segundo disse ao Sul Informação Ângela Ferreira, secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, está «a ser relançada em todo o país».

«O 365Algarve já arrancou e o DiVAM vai ser lançado este fim-de-semana. Depois, há muitas outras atividades, que decorrem, não só, da nossa programação cultural normal, mas também a de todos os municípios, com quem temos vindo a trabalhar de perto», acrescentou a governante.

Adriana Nogueira, por seu lado, lembra a ação cultural que a entidade que dirige promove, «na qual o DiVAM se integra, bem como o 365Algarve, que está já a retomar as atividades».

«Também teremos o “Não Brinques com o fogo”, uma ação de sensibilização, através da cultura, para os cuidados que há a ter no espaço rural, de forma a evitar incêndios», recordou.

«Estamos a tentar apoiar ao máximo o que podemos, quando podemos, dentro das circunstâncias», garantiu ao nosso jornal a diretora regional de Cultura.

 

Programação de Setembro do DiVaM:

5 de Setembro | 10h00 | Ruínas Romanas de Milreu
Música: de todos e para todos
(Cerimónia reservada a convidados)

6 de Setembro | 18h00 | Fortaleza de Sagres
“Concertos ao Entardecer” apresenta Monday
Inscrições através de: [email protected] ou telf. 282 620140

11 de Setembro | 17h00 | Ruínas Romanas de Milreu
Amatores in Situ – O mundo antigo visto por aqueles que o amam – VI edição
Palestra de abertura: “Hospitalidade e suplicantes: alguns exemplos do respeito pelo outro”, por Leonor Santa Bárbara (DEP-NOVA de Lisboa FCSH e CHAM-NOVA/FCSH/UAç)
Inscrições através de: [email protected] ou 962 045 652

12 de Setembro | 18h30 | Fortaleza de Sagres
I See You
Inscrições através de: [email protected] ou telf. 282 620140

13 de Setembro | Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
Dias d’as Virgens Negras – III edição – Ciclo de Artes plásticas e Música Histórica
14h30 – 15h30 | Drum Circle: Cânticos da Virgem e da Terra (Oficina de cânticos e adufe)
17h00 | Concerto “Diálogo interculturas no Mediterrâneo Medieval”, pelo Ensemble Med
Inscrições através de: [email protected] ou telf. 282 620140

20 de Setembro | 18h00 | Fortaleza de Sagres
“Concertos ao Entardecer” apresenta Marinho
Inscrições através de: [email protected] ou telf. 282 620140

25 de Setembro | 10h30 | Ruínas Romanas de Milreu | Jornadas Europeias do Património
Milreu – Encontro de povos, ideias e culturas
Oficina de Pintura a Fresco: “Trabalho no campo em Milreu – Séculos I e Século XX”
Projeto direcionado para os utentes da ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve.

25 de Setembro | 10h30 | Castelo de Paderne | Jornadas Europeias do Património
Oficina das Igualdades em Paderne
Inscrições através de [email protected]

26 de Setembro | 10h00 às 18h00 | Monumentos Megalíticos de Alcalar | Jornadas Europeias do Património
Oficinas da Pré História: Conjunto de 4 oficinas, no domínio da “Arqueologia Experimental”, da “Arte e Arqueologia” e animação pedagógica.

Oficina de talhe: Será proposto aos participantes que façam uma ponta de seta ou uma faca, partindo de uma lasca em sílex e utilizando percutores em haste de veado.

Oficina de placas de xisto: A atividade consiste em gravar uma placa de xisto recorrendo aos mesmos materiais que seriam utilizados durante a pré-história.

Oficina de barro: A atividade consiste em demonstrar como se produzia o barro a partir da argila e posteriormente exemplificar diferentes técnicas de moldar com o objetivo de obter diversas tipologias de vasos cerâmicos ou replicar pequenas estatuetas em barro.

Oficina de Pintura Rupestre: A atividade consiste na reprodução de técnicas de pintura desenvolvidas durante a pré-história. Cada participante deverá produzir a sua própria pintura a partir das técnicas exemplificadas, utilizando os pigmentos naturais preparados.
Inscrições através de: [email protected] e [email protected]

26 de Setembro | 16h00 | Fortaleza de Sagres | Jornadas Europeias do Património
O Grande Embrulho (integrado no Festival Ventania)
Projeto apoiado pelo programa 365 Algarve. Bilhetes através de www.ventania.bol.pt

26 de Setembro | 17h00 | Ruínas Romanas de Milreu | Jornadas Europeias do Património
Amatores in Situ – O mundo antigo visto por aqueles que o amam – VI edição
Palestra “Música e ocasiões musicais na cultura romana”, por Fuensanta Garrido Domené (Universidad de Córdoba)
Inscrições através de: [email protected] ou 962 045 652

27 de Setembro | 18h00 | Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Jornadas Europeias do Património
Laurinda não foi à Guerra
Inscrições através de: [email protected] ou telf. 282 620140

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub